Encontro de gerações de Ternos de Reis marca primeiro dia de apresentações no Natal Conquista de Luz
Cultura Dia a Dia

Encontro de gerações de Ternos de Reis marca primeiro dia de apresentações no Natal Conquista de Luz

Um verdadeiro encontro de gerações aconteceu na praça Tancredo Neves na noite desse sábado (14), marcando o primeiro dia de apresentação dos Ternos de Reis do Natal Conquista de Luz. As apresentações são uma forma de incentivo à cultura local, feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel), e complementam o espetáculo de luzes da praça.

Reconhecido como um dos principais movimentos culturais da cidade, a Folia dos Santos Reis é herança de tempos medievais trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. Através de instrumentos simples, os músicos saúdam a chegada do Menino Jesus. Outra particularidade dos grupos de Ternos de Reis é a condução feita por um mestre e, em Vitória da Conquista, o ofício é dividido por diferentes gerações, comprometidas para que as memórias e práticas do passado continuem vivas no presente.

Pedro Antônio Paiva, de 18 anos, é o mestre do Terno de Reis Memórias Resgatadas e morador do Pradoso. Ele relata que, desde pequeno, admirava a folia e, há cerca de três anos, decidiu reestabelecer o movimento com a ajuda de amigos que também fazem parte do grupo. “Fomos atrás de material e instrumentos que hoje em dia são difíceis de encontrar, convidando outros a participarem. Muita gente não acreditou no início, mas já estamos no segundo ano apresentando aqui na Praça Tancredo Neves”, relatou Pedro.

Pedro enfatizou ainda a importância de manter viva essa tradição. “É uma tradição bonita que não podemos deixar morrer. Devemos lembrar das tradições mais antigas enquanto vivemos o hoje”, destacou o mestre.

Ramon Silva é um dos amigos de Pedro e participante do Terno de Reis do Pradoso. Ele menciona que o trabalho de pesquisa foi realizado sobre os paramentos (vestes) e a cultura do reisado. “Como o nome do grupo já diz, são memórias resgatadas. Conversamos com os mais velhos da comunidade, que nos passaram instruções sobre como eram os ternos”, explicou Ramon.

SinvaldoSinvaldo Ribeiro, mestre do Terno de Reis Santa Bakhita, do Assentamento Cedro, participa da folia há mais de 60 anos. Ele compartilhou a alegria de estar presente na praça este ano, destacando o legado passado por seu pai e avô. “O povo e a Prefeitura nos abraçam, e estamos bem, graças a Deus! Procuramos incentivar as próximas gerações a manter esta tradição”, declarou Sinvaldo.

A magia dos Ternos de Reis estará presente na praça Tancredo Neves também neste domingo (15), a partir das 19h, e na próxima quarta-feira (18), estendendo as apresentações até o dia 22 de dezembro. No dia 6 de janeiro, os Ternos de Reis participarão de um grande encontro na mesma praça, em celebração aos Santos Reis Magos.