A Embasa informou, na noite desta terça-feira (15), que retomou a operação de 90% dos sistemas de abastecimento de água afetados pelo apagão nacional de energia elétrica ocorrido nesta manhã. Todos os 367 municípios onde a empresa atua foram afetados pela ocorrência.
Em Salvador e parte da Região Metropolitana (Lauro de Freitas, Candeias, Simões Filho, São Francisco do Conde e Madre de Deus) os sistemas de abastecimento começaram a ser restabelecidos somente durante a tarde desta terça (15), o que afetou o nível dos reservatórios e o volume de água disponível para abastecer a população. Com a retomada, estima-se que, nas próximas 48 horas, o fornecimento de água esteja regularizado em Salvador e demais municípios afetados.
A religação dos sistemas está obedecendo as instruções do Operador Nacional do Sistema (ONS). Então, as primeiras cargas religadas foram as residenciais, de baixa tensão, depois as de média tensão e, por último, as de alta tensão.
A Embasa recomenda que, neste momento de contingência, as pessoas utilizem água da forma mais econômica possível, evitando usos que possam ser adiados.
Algumas estruturas de esgotamento sanitário passíveis de gerar maiores impactos neste tipo de contingência mantiveram o funcionamento por meio de geradores, que foram acionados imediatamente.
Fonte: Correio24hrs | Foto: Agência Brasil/EBC