Em três meses, Centro de Apoio à Saúde Animal já ultrapassa mil atendimentos gratuitos de cães, gatos e equinos
Dia a Dia Mundo Animal Poder

Em três meses, Centro de Apoio à Saúde Animal já ultrapassa mil atendimentos gratuitos de cães, gatos e equinos

Vitória da Conquista é o primeiro município da Bahia a possuir um equipamento público para cuidar da saúde dos animais de rua ou que pertença a pessoas cadastradas no CadÚnico ou em programas sociais mantidos pela Prefeitura.

O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), que começou a funcionar em abril, já realizou mais de mil atendimentos gratuitos, entre aplicação de medicamentos, exames laboratoriais, vários procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, a exemplo de tratamentos quimioterápicos e cerca de 70 castrações.

“A procura é grande. São agendados diariamente cerca de 15 atendimentos, fora os de urgência e emergência que são encaixados”, disse a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

A secretária informou que, por enquanto, as castrações são realizadas em cães machos de até 10kg, e em felinos de ambos os sexos. “É necessário agendar a avaliação com a veterinária, para posteriormente ser agendada a castração”, explicou.

Por enquanto, o Casa ainda não oferece serviço de raio-X e ultrassom, porque o município ainda está no processo de contratação de profissionais especializados na área de diagnóstico por imagem. Além disso, o internamento é apenas diurno. A boa notícia é que já começou este mês o tratamento de tumor venéreo (TVT) – um dos tumores que mais acomete os animais de rua.

Com dois anos de idade, Leopoldo foi pela primeira vez numa clínica. E isso graças ao Casa. “Seria difícil ter esse atendimento. Eu amei a oportunidade que a gente não tinha antes. Foi ótimo poder trazer ele e ter um atendimento como ele teve aqui. Tô muito contente”, disse a moradora do Miro Cairo, Daniela Malta, que junto com sua família, cuida do gatinho.

Um dos animais castrados na última semana foi Nenem, que faz 3 anos no dia 18 de agosto, e é criado por Isabel do Carmo de Jesus, moradora do Ibirapuera. “O Centro fez a diferença porque consegui castrar ele”, disse. A castração foi realizada na última quinta-feira (27). Ela lembrou ainda que na primeira consulta, o veterinário elogiou o comportamento do gato e ela aproveitou para parabenizar o atendimento do Casa: “Vocês também estão com um atendimento nota 10! Vale a pena conferir”.

Com a mesma idade de Nenem, Bicudo também foi castrado na semana passada. E assim como Isabel, a sua dona, Helena Azevedo de Brito, elogiou o serviço. “Foi ótimo porque deu a oportunidade pra gente castrar os gato, os cachorros. Está de parabéns”, afirmou a moradora da Vila Serrana III.

Critérios

Para receber atendimento, é preciso agendar. Para isso, o dono do animal deve levar o CadÚnico atualizado (espelho do NIS que comprove baixa renda), RG e CPF, além de comprovante de residência. O agendamento é feito de forma presencial. Apenas o proprietário do animal pode levá-lo e só é permitida apenas uma pessoa por animal. O cachorro precisa estar com coleira e focinheira e o gato deve estar dentro da caixa de transporte.

Além de cães e gatos, o Casa também presta atendimento a equinos que estão no Curral Municipal. Um dia na semana, ela realiza o atendimento de rotina e quando há necessidade, a veterinária faz consultas em outros dias.

O Casa está localizado na Avenida Brumado, nº 737. Para mais informações, o número telefônico é 77 3429-8319.

Fonte: Da Redação | Foto: Ascom/PMVC