Administrações Públicas aceleram na adesão de soluções tecnológicas para identificar marcadores do crescimento da economia
Autor: Da Redação | Foto: Divulgação
O distanciamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em vista da atual situação pandêmica pelo Covid-19, fez com que as administrações públicas identificassem fragilidades nos recursos da prestação de serviços à população. Apesar da tecnologia já estar avançada e a disposição, muitas gestões ainda mantinham processos de maneira analógica. Com o novo cenário a tecnologia foi vista como aliada para a digitalização de processos internos e para o plano de retomada da economia, por meio de soluções que visam transformar números em informações.
Tais ferramentas dispõem de funcionalidades que possibilitam analisar indicadores que apontam quais setores econômicos foram mais afetados pela crise e quais tiveram crescimento. Com base em dados e no gerenciamento de informações o monitoramento possibilita não somente acompanhar a volta da economia, mas também evidenciar políticas públicas para o cidadão.
Com o uso desses recursos as administrações podem apresentar serviços públicos em formato digital para os cidadãos e manter os servidores públicos seguros em home office, sem prejuízos das atividades que antes se tornava imprescindível a presença física.
Para o especialista em soluções tecnológicas para gestão pública e CEO na SIGCORP Tecnologia da Informação, Douglas Severo, existem muitos dados no setor público que são fragmentados e torna a compreensão complexa. Assim, a gestão deve fazer o uso de sistemas de inteligência para interpretação de dados a fim de os gestores conseguirem fazer as entregas que a sociedade almeja.
“A gestão pública deve focar no cidadão que é o seu “cliente”, por meio de ações orientadas a resultados, com tomada de decisão antecipada para a efetividade das ações públicas. Neste momento de reabertura dos estabelecimentos comerciais e com a retomada da economia, os sistemas de análise de dados serão fundamentais na automatização do processo de monitoramento de todas as atividades comerciais, tanto para cada setor quanto por auditoria das regras tributárias que possam indicar os contribuintes que deixaram de estar em conformidade com as regras tributárias do município”, ressalta Severo..
As soluções tecnológicas apresentam um sistema que utiliza inteligência artificial e que atua diretamente no cruzamento de dados, com fontes de diferentes bancos e plataformas para demonstrar possíveis discrepâncias com as regras tributárias, inclusive, possibilitando a atualização orgânica do cadastro mobiliário do município.
Também facilitam a visualização do cruzamento de históricos das emissões das notas fiscais de serviços eletrônicas e da arrecadação do ISS para identificar possíveis contribuintes com arrecadação abaixo do estimado, em comparação com contribuintes semelhantes. Assim, se torna possível ter mais controle sobre as prestações de serviços executados pelos contribuintes sediados no município, e ainda, gera amplo conhecimento da economia local para melhores investimentos no setor.
De acordo com Douglas, os cenários disponibilizados pelo sistema de tecnologia são customizáveis e proporcionam que o auditor fiscal ou gestor público crie diversos indicadores para a tomada de decisão antecipada, melhorando assim a orientação à fiscalização com o objetivo de otimizar o tempo e a arrecadação do município.
“O apoio tecnológico na retomada da economia é imprescindível aos gestores públicos para acompanhar o comportamento econômico e dos contribuintes, antecipando-se a possíveis sonegações ou fraudes no recolhimento do tributo, comparando suas características e de seu histórico com desempenho da atividade no mercado”, conclui o CEO da SIGCORP Tecnologia da Informação.
Sobre a SIGCORP Tecnologia da Informação
A SIGCORP, é especializada em tecnologia da informação, com forte atuação no Setor Público. Atua com a premissa de transformar as necessidades do gestor público em soluções para valorizar o cidadão-contribuinte.