‘Ela viveu o Evangelho com as ações’, diz devota de Santa Dulce dos Pobres, celebrada neste sábado; veja programação
Religião

‘Ela viveu o Evangelho com as ações’, diz devota de Santa Dulce dos Pobres, celebrada neste sábado; veja programação

Até as 19h desde sábado (13), a programação reúne eventos como missas e procissão.

As homenagens à Santa Dulce dos Pobres, que tem dia litúrgico celebrado neste sábado (13), foi marcado por demonstrações de fé, no santuário do anjo Bom da Bahia, que fica na Cidade Baixa, em Salvador.

Desde o início desta manhã, até as 19h, a programação reúne eventos como missas e procissão. O público poderá acompanhar as homenagens no santuário ou virtualmente, por meio do canal do Youtube.

A agenda festiva tem como tema “A mulher que muito amou”. E foi assim que a auxiliar administrativo Patrícia Loures resumiu a obra da primeira santa brasileira.

“É gratidão mesmo. A gente busca o exemplo dos santos, e Santa Dulce foi uma pessoa comum, como eu e você. Só que ela quis viver o Evangelho com as ações. Então é isso o que realmente demonstra o verdadeiro amor”.
A primeira missa foi celebrada por frei Gilson, da Ordem dos Capuchinhos. Ela foi acompanhada pela dona de casa Rita Sales, que foi agradecer em devoção.

“Graças a Dulce nós tivemos um milagre muito grande na nossa vida. A minha sobrinha, uma vez, estava para morrer, e quem deu a cura foi Irmã Dulce. Então, hoje, a gente só tem que agradecer”.

Programação
As próximas missas serão realizadas em diferentes horários: 14h, 16h e 18h. Antes delas, foram realizadas celebrações às 7h, 8h30, 10h30, 12h. A missa das 8h30, inclusive, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha.

A missa das 18h irá anteceder a Procissão Luminosa, prevista para acontecer às 19h, e percorrerá o Caminho da Fé (do Santuário à Baixa do Bonfim) com a imagem de Santa Dulce no andor.

A festa litúrgica em honra ao Anjo Bom do Brasil será acompanhada também de orações em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição fundada por Santa Dulce e que hoje enfrenta a pior crise financeira da sua história. No santuário, foi organizada uma feira com venda de itens religiosos. O dinheiro arrecadado nas vendas será destinado a OSID.

Santa Dulce foi canonizada no dia 13 de outubro de 2019, passando a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres. A freira baiana tornou-se a primeira santa brasileira e o dia 13 de agosto é sua data litúrgica.

Fonte: Correio24hrs  | Foto: Pastoral da Comunicação- Santuário Nossa Senhora das Candeias