A Walt Disney Company foi multada em US$ 10 milhões (cerca de R$ 54,6 milhões) por coletar ilegalmente dados pessoais de crianças para impulsionar anúncios direcionados. A decisão foi anunciada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC).
Segundo o órgão, a Disney permitiu que fossem reunidos dados de crianças que assistiam a vídeos destinados ao público infantil no YouTube, sem notificar os pais — exigência prevista na legislação norte-americana de proteção à privacidade de menores de 13 anos.
A queixa foi apresentada pelo Departamento de Justiça, que acusou a Disney de não rotular corretamente alguns vídeos como “conteúdo infantil”. Sem essa designação, recursos que impedem a coleta de dados pessoais não foram ativados, o que possibilitou a captação indevida de informações para publicidade.
A FTC afirmou ainda que a empresa expôs crianças a recursos do YouTube inapropriados para a faixa etária e que a Disney recebe parte da receita publicitária exibida em seus vídeos na plataforma.
No acordo firmado, a companhia se comprometeu a seguir rigorosamente a lei e a implementar um programa de revisão em todos os vídeos voltados ao público infantil.
“Nossa decisão penaliza o abuso da confiança dos pais por parte da Disney e, através de um programa obrigatório de revisão de vídeos, abre espaço para o futuro da proteção de crianças on-line, com a tecnologia de verificação de idade”, afirmou o presidente da FTC, Andrew Ferguson.
Em nota, a empresa afirmou estar comprometida com o “bem-estar e a segurança de crianças e suas famílias”. “A Disney tem uma longa tradição de adotar os mais altos padrões de conformidade com as leis de privacidade infantil e continuamos comprometidos em investir nas ferramentas necessárias para continuar sendo líderes nesta área”, declarou a companhia.
Fonte: Metro1 | Foto: Reprodução/Disney