Diretor da OMS diz que Brasil vive ‘tragédia’ com nova onda de covid
Corona Vírus Internacional Saúde

Diretor da OMS diz que Brasil vive ‘tragédia’ com nova onda de covid

Autor: JBrasil |Foto: Folhapress

O diretor-executivo de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou que o Brasil enfrenta “uma tragédia” causada por “uma nova onda” da pandemia do coronavírus Sars-Cov-2.

“Infelizmente, é uma tragédia que o Brasil esteja enfrentando isso de novo e é difícil. Esta deve ser a quarta onda que o país volta a enfrentar”, disse durante coletiva de imprensa.

Ryan elogiou o sistema de saúde pública brasileiro e as ações dos estados para conter a disseminação da covid-19, mas ressaltou que é necessário o controle da transmissão em todo o país.

“O Brasil é muito capaz e tem muitas instituições científicas e de saúde pública fantásticas. Acredito que o país sabe o que fazer e muitos estados estão tentando aplicar as melhores medidas. Não é simples. Não é fácil, pois não existe uma parte do país que não tenha sido seriamente afetada pela pandemia”, acrescentou.

De acordo com Ryan, o aumento nos dados no Brasil serve de lição para o mundo e comprova que a pandemia não acabou. “Não acabou para ninguém e qualquer relaxamento é perigoso”.

A declaração foi dada no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro fez duras críticas aos estados que estão impondo medidas mais restritivas para evitar a propagação do vírus Sars-CoV-2.

“Esses que fecham tudo e destroem empregos estão na contramão daquilo que seu povo quer. Não me critiquem, vão para o meio do povo mesmo depois das eleições”, disse Bolsonaro à uma aglomeração na cidade de Tinguá (CE).

Sexta (26), o Brasil completou um ano do primeiro caso registrado no país, atingindo quase 253 mil mortes e mais de 10,4 milhões de casos, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).Com agência Ansa.