Deu Tricolor! Bahia goleia Volta Redonda e avança às oitavas de final da Copa do Brasil
Esporte e lazer Futebol

Deu Tricolor! Bahia goleia Volta Redonda e avança às oitavas de final da Copa do Brasil

Se o Bahia escutou vaias do torcedor na noite desta quinta-feira (27), isso já ficou no passado. O Tricolor classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil após vencer o Volta Redonda com o placar folgado de 4 x 0. Com gols de Cauly, Jacaré e Arthur Sales (duas vezes) dentro da Arena Fonte Nova, o Tricolor respirou aliviado após duas derrotas seguidas nas primeiras rodadas do Brasileirão.

A busca da vaga, com mais de 20 mil torcedores dentro de casa, era vista como fundamental para o momento do clube. Além do objetivo de avançar na competição nacional, o Bahia buscava resgatar um clima mais tranquilo.

Como venceu o jogo de ida por 2 x 1, o Tricolor tinha a vantagem de jogar pelo empate para seguir no torneio, já que não há critério de gols fora de casa. Mas venceu e convenceu com gols de Cauly, Arthur Sales e Jacaré, de pênalti. Além do triunfo, o Tricolor mantém o tabu: o Voltaço nunca venceu o time baiano em competições oficiais. Em seis jogos, são três derrotas e três empates.

O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil será nesta terça-feira (2), às 13h, na sede da CBF. Após as três primeiras fases, 16 equipes se classificam e lutam por oito vagas nos jogos que estão marcados para o mês de maio.

O Bahia entra em campo novamente nesta segunda (1º) contra o Vasco, pela terceira rodada da série A do Brasileirão. A partida será em São Januário, às 20h.

Primeiro tempo

A torcida tricolor viu um primeiro tempo morno neste jogo de volta da Copa do Brasil. O Bahia foi melhor, com mais volume de jogo, mas pouca eficácia e um último passe que ainda continuava sendo a pedra no sapato. O destaque ficou por conta de Biel, que voltou bem após se recuperar de uma virose. As principais jogadas de perigo e velocidade do Esquadrão passaram pelo camisa 11, na ponta esquerda. Mas o Volta Redonda ficou à vontade dentro de campo. Com mais posse de bola e encarando um Bahia pouco compactado, o Voltaço trocou passes, conseguiu achar espaço entre os zagueiros e chegou à área do Tricolor – que deixou o gramado sob vaias.

Aos 3 minutos, Jacaré encontrou Biel livre dentro da área. O atacante finalizou de primeira para boa defesa de Vinícius. Na resposta, Bruno Barra levantou para Samuel Granada, aos 5 minutos, mas faltou perna para o atacante, que não conseguiu pegar bem na bola.

Aos 26, bate-rebate na área do Bahia. Após bola alçada na área, Berguinho foi travado pela defesa em dois chutes. Em seguida, Samuel Granada também arriscou, mas Kanu bloqueou. Biel tabelou aos 29 minutos com Cauly, mas foi travado por Gabriel Bahia na hora da finalização.

Aos 41, pressão do Volta Redonda que chegou duas vezes à área do Tricolor. Aos 47, pouco antes do apito, bom contra-ataque do Bahia, mas Everaldo errou o cruzamento.

Segundo tempo

Deu Esquadrão! O Bahia voltou para o segundo tempo com outra cara – muito mais agressivo e com mais qualidade no passe. Cauly pelo meio, Jacaré pelo lado direito e Arthur Sales, que entrou no lugar de Everaldo, foram as estrelas do jogo.

Aos 3 minutos, em mais uma troca de passes entre Cauly e Biel, o atacante recebeu na área e chutou, mas Gabriel Bahia tirou quase em cima da linha. Em seguida, Cauly tentou de longe em direção ao gol de Vinicius, mas a bola foi para fora.

Após acelerar pela direita, Jacaré deu passe na medida para Cauly bater cruzado na saída do goleiro Vinicius, aos 11 minutos. Esse foi o segundo gol do meia na Copa do Brasil e o quinto na temporada.

Aos 19, Caio Vitor tentou quebrar linhas em passe para Marcelo, mas a bola bateu na defesa do Bahia. Na primeira jogada de Ademir, ele escapou pela direita, tocou para Arthur Sales, que empurrou para o gol e fez o segundo do Tricolor, aos 22.

Aos 27, a bola ficou em disputa entre Arthur Sales e Bruno Barra e bateu no braço do capitão do Volta Redonda. O lance foi checado pelo VAR – pênalti. Aos 30, Jacaré bateu com força e fez o terceiro do Bahia.

Aos 34, Arthur Sales deu um lindo chapéu em Bruno Barra e bateu desequilibrado para fora.

Ademir, que entrou bem, tocou para Yago Felipe. A defesa do Voltaço bloqueou a finalização do volante, mas Arthur Sales aproveitou o rebote e ampliou a vantagem do Tricolor no fim do jogo – 4 x 0 Bahia.

FICHA TÉCNICA

Bahia 4 x 0 Volta Redonda
Copa do Brasil – 3ª fase (volta)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 27/04/2023 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Lehi Sousa Silva (DF)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA-MG)

Gols: Cauly; Jacaré; Arthur Sales (2) (Bahia)
Cartões amarelos: Daniel; Jacaré; Cicinho (Bahia) / Gabriel Bahia; Bruno Barra; Marcos Pedr (Volta Redonda)

Bahia: Marcos Felipe, Kanu, David Duarte e Rezende; Jacaré (Cicinho), Acevedo, Daniel © (Yago Felipe), Matheus Bahia e Cauly (Diego Rosa); Biel (Ademir) e Everaldo (Arthur Sales). Técnico: Renato Paiva

Volta Redonda: Vinícius, Wellington Silva, Gabriel Bahia, Marco Gabriel (Douglas Skilo) e Marcos Pedro; Bruno Barra ©, Dudu (Henrique Silva) e Caio Victor; Luizinho (Marcelo), Berguinho (Matheus Alessandro) e Samuel Granada (Macário). Técnico: Rogério Corrêa.

Fonte: Metro1 | Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia