A cratera na Avenida Francisco Sabino, no Loteamento Vila América, Bairro Boa Vista, foi aberta recentemente para serviços de macrodrenagem. No entanto, as fortes chuvas que atingiram a região agravaram ainda mais a situação, fazendo com que a cratera se ampliasse e se tornasse mais perigosa.
A Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) divulgou uma nota informando que o Comitê de Gestão de Crise já entrou em ação para solucionar o problema. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) isolou todo o perímetro e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) vistoriou o local. A Emurc será responsável pela recomposição da base e reconstrução do canteiro central.
A comunidade local está preocupada com a segurança dos moradores e pedestres, que precisam transitar pelo local diariamente.
Confira a nota da EMURC:
A Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) esclarece que a vala aberta na obra da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, é parte das escavações planejadas para os serviços de macrodrenagem em execução pela empresa. A Emurc ressalta que esta vala não foi causada pelas chuvas recentes.
A escavação é necessária para a instalação de uma nova tubulação que integrará a rede de captação de água do bairro. Devido ao período chuvoso, os trabalhos estão temporariamente suspensos, mas a vala foi devidamente isolada para garantir a proteção e segurança dos moradores.
Até o momento, cerca de 60 tubos já foram assentados ao longo da avenida. A obra também inclui a construção de PVs (poços de visita), que são estruturas de concreto projetadas para permitir o acesso às tubulações para fins de manutenção.
Assim que as condições climáticas melhorarem e o solo estiver seco o suficiente, a Emurc retomará os serviços no local.
Emurc, 13 de janeiro de 2025
Fonte: Da Redação | Foto: Reprodução