O Distrito Federal começa a vacinar todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais com a versão bivalente da vacina da Pfizer contra a Covid-19, a partir da próxima segunda-feira (6/3).
A rede pública terá 84 unidades básicas de saúde do DF com o imunizante. A bivalente estava autorizado, até então, para maiores de 70 anos, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas imunocomprometidas com pelo menos 12 anos.
A Pfizer bivalente é aplicada a partir de quatro meses da segunda dose ou da última dose de reforço. Quem não tiver recebido a 1ª ou a 2ª dose terá de iniciar o esquema vacinal com a monovalente.
Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram depois, como a ômicron.
Regras e locais de vacinação
Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação e, se possível, o cartão de vacina com registro das doses recebidas. Pessoas imunocomprometidas também precisam levar laudo ou relatório médico comprobatório de sua situação. A lista completa dos locais de vacinação está disponível neste link.
Segundo a gerente da Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Tereza Luiza Pereira, nesta sexta-feira (3/3), o Ministério da Saúde enviou mais 65.586 doses da Pfizer bivalente, totalizando 247.026 imunizantes desse tipo.
“A procura está grande em todas as regiões de saúde, pois todas elas estão vindo retirar a vacina constantemente”, disse Tereza Luiza.
Até a noite de quinta-feira (2/3), foram 23.305 doses aplicadas no DF. Pelas contas da secretaria, nos quatro primeiros dias, foram aplicadas em média de 5.826 doses por dia.
Fonte: Metrópoles | Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles