Conquistenses celebram Corpus Christi: entenda o porque é celebrado pelos católicos na quinta feira 60 dias depois da pascoal.
Conquista e Região Religião

Conquistenses celebram Corpus Christi: entenda o porque é celebrado pelos católicos na quinta feira 60 dias depois da pascoal.

Comemoração é importante para a comunidade católica para honrar o Corpo e o Sangue de Cristo

Feriado em todo território nacional, a Festa de Corpus Christi é uma comemoração importante para a Igreja Católica, responsável por enfeitar as ruas das cidades com tapetes confeccionados dos mais diversos materiais. Mas, afinal, qual o significado desta data e por que cai sempre em uma quinta-feira?

Do Latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. É neste momento que a comunidade católica celebra, publicamente, a Eucaristia, sendo o único dia em que se é permitido sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas em procissão, que são enfeitadas com os tapetes. A celebração do corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu em 1264.

A data acontece anualmente na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade e tem relação com o Domingo de Páscoa, porque deve acontecer 60 dias após. Por isso, a data da celebração de Corpus Christi é móvel.

Para a Igreja Católica, a festa é importante para lembrar a morte de Cristo na Cruz e a ressurreição. Por isso, durante a Eucaristia, realizada nas missas, os fiéis recebem a representação do corpo de Cristo, a hóstia. Na festa de Corpus Christi, este momento é feito publicamente. Ao longo da celebração, as paróquias organizam as procissões pelos tapetes expondo a hóstia.

Origem
A data surgiu como ideia do Papa Urbano IV, após dois casos envolvendo a Eucaristia. Quando ainda era padre, o Papa conheceu uma freira que afirmava ter visões do próprio Cristo dizendo para celebrar com honra a Eucaristia. A freira é conhecida como Santa Juliana. O Milagre de Bolsena também foi decisivo para que o Papa instituísse a data. Enquanto celebrava uma missa em Roma, na cidade de Bolsena, um padre partiu a hóstia quando viu que começou a escorrer sangue. O volume de sangue foi suficiente para manchar o chão da igreja. Então, os objetos sagrados do evento fossem levados à cidade de Orvieto em procissão.

Em Vitória da Conquista os catolicos mantiveram a tradição e sairam em procissão da paroquia Nossa Senhora de Fatima até a catedral de Nossa senhora das Vitórias. A celebração desta quinta feira (16) teve a participação dos padres do Vicariato São Lucas e foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Josafá Meneses.

hk06ge.md.jpg

hk0419.md.jpg
hk0UsS.md.jpg
hk0SX2.md.jpg
hk0idu.md.jpg
hk0s5b.md.jpg
hk0Lej.md.jpg
hk0Qmx.md.jpg
hk0tzQ.md.jpg
hk0DXV.md.jpg
hk0bLB.md.jpg
hk0pqP.md.jpg
hk0y11.md.jpg
hk19rF.md.jpg
hk1Jdg.md.jpg
hk1d7a.md.jpg
hk13mv.md.jpg
hk1KIR.md.jpg
hk1fXp.md.jpg
hk1qLN.md.jpg
hk1n1t.md.jpg
hk1orX.md.jpg
hk1z2n.md.jpg
hk1I7s.md.jpg
hk1TkG.md.jpg
hk1upf.md.jpg
hk1RI4.md.jpg
hk15hl.md.jpg

hk1cE7.md.jpg
hk1aBS.md.jpg
hk1l49.md.jpg

hk17Q2.md.jpg