Comemoração é importante para a comunidade católica para honrar o Corpo e o Sangue de Cristo
Feriado em todo território nacional, a Festa de Corpus Christi é uma comemoração importante para a Igreja Católica, responsável por enfeitar as ruas das cidades com tapetes confeccionados dos mais diversos materiais. Mas, afinal, qual o significado desta data e por que cai sempre em uma quinta-feira?
Do Latim, Corpus Christi significa “Corpo de Cristo”. É neste momento que a comunidade católica celebra, publicamente, a Eucaristia, sendo o único dia em que se é permitido sair com o Santíssimo Sacramento pelas ruas em procissão, que são enfeitadas com os tapetes. A celebração do corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu em 1264.
A data acontece anualmente na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade e tem relação com o Domingo de Páscoa, porque deve acontecer 60 dias após. Por isso, a data da celebração de Corpus Christi é móvel.
Para a Igreja Católica, a festa é importante para lembrar a morte de Cristo na Cruz e a ressurreição. Por isso, durante a Eucaristia, realizada nas missas, os fiéis recebem a representação do corpo de Cristo, a hóstia. Na festa de Corpus Christi, este momento é feito publicamente. Ao longo da celebração, as paróquias organizam as procissões pelos tapetes expondo a hóstia.
Origem
A data surgiu como ideia do Papa Urbano IV, após dois casos envolvendo a Eucaristia. Quando ainda era padre, o Papa conheceu uma freira que afirmava ter visões do próprio Cristo dizendo para celebrar com honra a Eucaristia. A freira é conhecida como Santa Juliana. O Milagre de Bolsena também foi decisivo para que o Papa instituísse a data. Enquanto celebrava uma missa em Roma, na cidade de Bolsena, um padre partiu a hóstia quando viu que começou a escorrer sangue. O volume de sangue foi suficiente para manchar o chão da igreja. Então, os objetos sagrados do evento fossem levados à cidade de Orvieto em procissão.
Em Vitória da Conquista os catolicos mantiveram a tradição e sairam em procissão da paroquia Nossa Senhora de Fatima até a catedral de Nossa senhora das Vitórias. A celebração desta quinta feira (16) teve a participação dos padres do Vicariato São Lucas e foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Josafá Meneses.