Conquista: Secretaria indica que número de pessoas passando fome é menor que divulgado
Conquista e Região Dia a Dia

Conquista: Secretaria indica que número de pessoas passando fome é menor que divulgado

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) indicou que não existem em Vitória da Conquista quase 100 mil pessoas passando fome. De acordo com a pasta, o dado real é que entre janeiro e maio de 2022 foram identificadas 351 famílias em situação de insegurança alimentar nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) que, por estarem localizados nas áreas de maior vulnerabilidade social do município.

“Em entrevista à TV Sudoeste e em nota enviada à imprensa, o secretário Michael Farias disse que embora no município existam 39.942 famílias em situação de extrema pobreza, o que corresponde a 98.268 pessoas e que essas famílias, por sua condição socioeconômica, são mais prováveis de estarem vivenciando insegurança alimentar, não se pode afirmar, no entanto, que essas pessoas estejam passando fome”, apontou em nota ao Bahia Notícias.

O secretário responsável da pasta, Michael Farias apontou que situação “é preocupante e estamos atuando nas áreas onde há maior vulnerabilidade social, com o objetivo de atender essas famílias com mais fragilidade”. “O fato de uma pessoa estar em extrema pobreza pode incidir em uma situação de insegurança alimentar, mas é necessário ressaltar que a insegurança alimentar tem graus: às vezes a pessoa está em um contexto de insegurança mas tem uma rede de apoio – parentes próximos, etc – que a ajuda, colabora para mitigar o problema”, conclui.

“No município de Vitória da Conquista 33.446 famílias neste perfil recebem Auxílio Brasil com valor mínimo de R$ 400,00 por mês. De janeiro a junho de 2022, 14.353 novas famílias passaram a receber o benefício. Para atendimento à população em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura de Vitória da Conquista busca frequente articulação com os entes federados para captação de recursos para atendimento. E de janeiro a junho de 2022, 3.455 cestas básicas foram entregues a famílias da zona urbana e rural do município provenientes de articulação com o Governo Federal”, acrescentou.

Fonte: Bahia Noticias | Foto: Reprodução / Blog do Anderson