Como calcular o valor de venda de um imóvel em Vitória da Conquista?
Empresa

Como calcular o valor de venda de um imóvel em Vitória da Conquista?

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

Para quem está pensando coloca o seu apartamento à venda em Vitória da Conquista, saber calcular o valor de um imóvel é crucial para conseguir achar um comprador. Afinal, caso você coloque o preço muito acima do que o lugar realmente vale, existem grandes chances de a casa ficar durante muito tempo à venda, sem comprador interessado. Em contrapartida, caso você não tenha muita noção de valor e acabe por oferecer um preço abaixo do mercado, você acabará por perder dinheiro, o que seria igualmente traumático para o fim do processo de venda. Para isso não acontecer, é preciso aprender como calcular o valor que o seu apartamento realmente vale, foi pensando nisso que a nossa equipe preparou esse artigo para você.

O conhecimento de quanto vale os imóveis à venda em Vitória da Conquista, é útil para ajudar na precificação, mas não só nisso, ele também ajuda ao dono perceber se vale a pena aceitar algum tipo de desconto pedido pelo possível comprador. Dependendo da sua margem de lucro e do valor do desconto, pode ser que seja vantajoso para você dar essa colher de chá e vender por um preço abaixo do pedido. Mas, tudo isso só será possível, caso você calcule e entenda quanto o seu apartamento realmente vale.
É preciso pensar também, que o valor total da venda não ficará inteiramente para o proprietário, sendo que existe a comissão de 6% da imobiliária, além de despesas com a documentação do negócio. Mesmo assim, os interessados em comprar sempre tentam baixar um pouco do valor pedido, o que pode te deixar em maus lençóis. Assim, muitos corretores dizem que o melhor para o dono, é saber de antemão se estará disposto ou não a dar algum tipo de desconto para o comprador. Isso agilizará muito o processo inteiro.
Confira abaixo algumas coisas que devem ser feitas para conseguir calcular o valor de venda do seu imóvel.

Pesquise os preços de imóveis semelhantes
Uma forma de conseguir ajudar a chegar num valor real para o seu imóvel, é pesquisar sobre o valor que estão sendo negociadas as casas à venda em Vitória da Conquista. Veja quais delas possuem características parecidas com a sua, tanto em estrutura, quanto em tamanho, quanto no preço do metro quadrado, e comece a traçar uma linha de preço na sua mente com as informações. Para conseguir fazer isso, pode começar acessando portais imobiliários, por exemplo, além de fazer visita a alguma imobiliária, caso necessário.

No caso de você estar querendo vender um apartamento, você pode tentar conseguir as informações de vendas recentes do prédio, e caso tenha algum apartamento sendo vendido no momento, perguntar por quanto o imóvel está sendo negociado. Obviamente, nada disso é definitivo, afinal os imóveis podem ter tamanhos diferentes, estruturas diferentes, e tudo isso pode fazer com que o preço suba ou caia. Mas, com certeza esse é um ponto de partida. Caso você decida pedir um valor muito mais alto do que praticado no mercado da sua região, pode ser que você não consiga realizar a venda.

Vender ou comprar uma casa ou um apartamento, é algo que impacta e transforma completamente a vida de alguém, sendo que essa é uma decisão que transforma e mexe com os sonhos de toda a família. Sendo assim, quanto mais racional e responsável seja realizado tal ato melhor, o que ficará mais fácil caso se realize o cálculo do valor do seu imóvel. É importante que você próprio entenda e faça a conta se possível, já que assim você se resguardará de qualquer golpe.

Pesquise o valor do metro quadrado na região
Podendo ser diferente de maneira discrepante de uma área para outra, o metro quadrado pode ter seu valor aumentado ou diminuído por conta de muitas variáveis. A localização com certeza é uma delas, sendo que certos bairros são sempre mais valorizados que outros. Alguns aspectos que estão relacionados com a localização, são: o comércio, o transporte público, o lazer, como é a vizinhança, a segurança, dentre outras coisas. Um exemplo bem claro é a situação das regiões muito barulhentas, que podem ter o preço do metro quadrado reduzido por conta disso. Enquanto isso, lugares próximos a áreas verdes como praças e parques são mais valorizados.
Outra questão que interfere bastante no preço do metro quadrado é o transporte, que quanto mais difícil em determinada região, mais a desvaloriza. Por isso, é necessário analisar como funciona, qual é a eficácia do transporte público e das vias de acesso do bairro em que se localiza o seu imóvel. Tudo isso é sempre avaliado pelos investidores do mercado imobiliário, além de que pode ser um motivo para fechar ou não a compra de um imóvel, inclusive. Para se ter uma ideia, casas e apartamentos localizados perto ou mesmo no Centro de qualquer cidade, costumam sempre serem mais onerosos.

Consulte uma imobiliária
Caso você seja uma pessoa insegura e que não queira se responsabilizar pelo cálculo do valor do seu imóvel, o mais acertado seria recorrer a ajuda profissional de uma imobiliária. Os profissionais conseguirão chegar a um número muito aproximado, sendo que eles já estão provavelmente a anos no mercado, além de conhecerem muito bem as regiões diversas da cidade e os preços dos imóveis praticados nelas.
Com certeza, com um profissional fazendo o cálculo, a pessoa se sentirá mais confortável, o que a deixará mais à vontade para negociar a venda do imóvel. Nunca tente economizar dinheiro num caso como esse. Se você não sabe se conseguirá calcular sozinho, chame um especialista, pois o contrário pode acabar te custando muito mais dinheiro.

Para você que curtiu o nosso artigo sobre como calcular o valor de venda de um imóvel, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não irá se arrepender!