Nesta sexta-feira (22), voltou a chover forte em alguns bairros de Vitória da Conquista, mas a previsão é que a precipitação atinja todo o município até terça-feira (26), conforme alerta atualizado no fim desta tarde pelo Inmet. A Prefeitura, por meio do Comitê de Crise, mantém o monitoramento das áreas de risco e as equipes de prontidão para atender as emergências e minimizar os efeitos das chuvas na cidade e na Zona Rural.
A Defesa Civil informa que não houve notificação de alagamentos em residências, porém houve impactos em infraestrutura de drenagem pluvial e danos e alagamentos em vias públicas. No canal Alto Maron/Santa Cecília, no trecho do loteamento Amendoeiras, houve obstrução parcial, mas a equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos já esteve no local para realizar o trabalho.
Na Avenida Jadiel Matos, o canal Campinhos teve obstrução parcial ocasionada por particular. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) notificou o responsável para que a remoção do material seja feita imediatamente.
A Seinfra também notificou a empresa responsável pela duplicação da Av. Presidente Vargas, pois há material solto no trecho próximo ao canal do Santa Cecília e material carreado na Av. Cláudia Botelho, decorrentes da obra.
Anda houve o extravasamento de esgoto na Rua 22, no Loteamento Comveima II. A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio do Simtrans, já sinalizou a via e a Seinfra comunicou a Embasa. Já na Av. 36, do Comveima I, houve alagamento durante o pico da chuva pela manhã. A equipe da Sesep monitora esta e outras vias para realizar o que for necessário a fim de minimizar os transtornos causados pelas chuvas.
Orientações para situação de alerta
O alerta laranja, que prevê chuvas intensas, tem validade até terça-feira. A precipitação pode variar de 30 a 60 milímetros/hora, com ventos intensos de 60 a 100 km/hora, e grau de severidade que indica perigo.
A orientação da Defesa Civil é que a população descarte o lixo adequadamente, em dias de coleta; faça a manutenção de telhados e calhas; faça a manutenção preventiva e corretiva nas edificações; direcione a água pluvial para a rua e não para o esgoto. Em caso de chuvas intensas, evite sair de casa, procure um local seguro. De carro, evite passar por trechos com maior fluxo de veículos.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC