Com ‘lockdown’ parcial, Bahia alcança 53% de isolamento, maior taxa desde abril de 2020
Bahia Dia a Dia

Com ‘lockdown’ parcial, Bahia alcança 53% de isolamento, maior taxa desde abril de 2020

Autor: BNoticias | Foto: Divulgação

O “lockdown” parcial decretado pelo governo da Bahia como ação de combate à expansão do coronavírus no estado provocaram aumento, ainda que mínimo, nas taxas de distanciamento social, se comparada a margens de meses anteriores. Pela primeira vez desde julho de 2020, a Bahia superou os 50% e chegou a bater 53,7% no domingo (28), 7,88% a mais do que no domingo imediatamente anterior (21), quando a margem foi de 45,82%. Porcentagem semelhante só havia sido registrada em abril de 2020, quando a margem foi de 53,11%, também em um domingo.

No sábado (27), a taxa de distanciamento social registrada foi de 46,21%, margem 9,41% maior que no sábado anterior (36,8%). Já na segunda (1°), com 40,5%, a Bahia atingiu a maior porcentagem registrada em todo o território nacional. Em comparação com a segunda-feira anterior (22), na qual havia sido registrada uma taxa de 34,2%, o avanço em relação ao distanciamento é de 6,31%.

Nas duas semanas anteriores, os índices registrados foram 39,29%; 48,08% e 39,33%, respectivamente sábado (13), domingo (14) e segunda (15). Nesta mesma sequência diária foram observadas as taxas de 41,27%, 49,99% e 37,08% entre os dias 6, 7 e 8 de fevereiro.

Mesmo com o avanço do distanciamento, é prematuro afirmar que haja eficácia efetiva e considerável com a medida. Na Bahia, o impacto dos dados é avaliado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), porém, de acordo com a assessoria do governo, “os efeitos do distanciamento só são percebidos após 15 dias”. Nesta terça-feira (2), o governador Rui Costa confirmou a prorrogação do decreto que determina a restrição no funcionamento de atividades não essenciais até a próxima segunda-feira (8), com validade apenas para a capital, Salvador, e para as cidades da Região Metropolitana.

Também foi anunciada a ampliação do toque de recolher até o final do mês de março. Neste caso, permanece proibida a circulação de pessoas nas ruas entre 20h e 5h. A medida vale para todas as regiões. Exceções são consideradas mediante comprovação de necessidade, de acordo com o anúncio.

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesab, a taxa de ocupação de UTI Covid-19 adulto nesta terça-feira é de 82%. O governo do Estado também anunciou a abertura emergencial do Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, para suplementar o atendimento de pacientes com a Covid-19. Em reunião com prefeitos e com o presidente da Câmara dos Deputados nesta terça, Rui chegou a mencionar que a Bahia possui 300 pessoas aguardando atendimento na fila de regulação para a Covid-19.

Os dados de distancimento social são calculados pela plataforma InLoco por meio de geolocalização de dispositivos móveis.

Fonte: Infovis.sei.ba.gov.br/