Com discussões sobre políticas públicas para crianças e adolescentes, 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef é encerrado
Dia a Dia Poder

Com discussões sobre políticas públicas para crianças e adolescentes, 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef é encerrado

Foi realizado nesta quarta-feira (15), no auditório Lúcia Dórea, no Cemae, o último dia do Fórum Comunitário do Selo Unicef. Essa é uma etapa obrigatória para a certificação do município no Selo Unicef. O evento é o momento em que a equipe intersetorial do Selo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança (Comdica) e a comunidade podem avaliar as ações desenvolvidas durante a edição 2021-2024.

Em fevereiro de 2022, durante a realização do 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, foi elaborado e aprovado o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. No evento de hoje, guiado pelo Plano, as equipes analisaram, avaliaram e monitoraram os impactos dos projetos, programas e políticas sociais voltados à melhoria das condições de vida da população de zero a 18 anos.

Ao discursar para a população no 2º dia do fórum, a prefeita Sheila Lemos destacou como os direitos das crianças e adolescentes são uma pauta prioritária para o Governo Municipal. Ela afirmou que não é possível fazer políticas públicas para crianças e adolescentes sem discutir com eles quais são os seus desejos e vontades. “Esse não é um caminho fácil, mas hoje vejo que desenvolvemos um trabalho muito bonito com o Selo Unicef. Nós desejamos o Selo Unicef e, mais do que isso, nós queremos que nossas crianças e adolescentes sejam escutados, tenham espaço para falar e para serem ouvidas. Falar de políticas públicas para crianças e adolescentes sem escutá-los não funciona”, afirmou.

Werlei e Eloá

Eloá Lopes e Werlei Viana fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e foram os primeiros a se apresentar na abertura do evento. Eles agradeceram ao Governo Municipal por priorizar as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. “Hoje é um dia muito importante para nós, pois estamos celebrando as ações feitas pelo município, feitas através de muitos esforços”, relatou Eloá. “Estamos aqui para fazer história e colaborar na construção de uma cidade melhor para todos nós, crianças e adolescentes”, complementou Werlei.

Representando o Selo Unicef de Salvador, o assistente de articulação e mobilização do Selo Unicef, Lamonier Oliveira, avaliou positivamente o trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista. “Essa foi uma experiência maravilhosa, pois pude ver todo o trabalho e dedicação da gestão municipal e da sociedade civil. Esse momento serve para endossar o nosso compromisso com o trabalho e com a garantia de direitos, verificando a implementação das políticas públicas. Quando um município decide aderir ao selo Unicef, ele também está priorizando as políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente”, afirmou.

Polímnia e Lamonier

A articuladora do Selo em Vitória da Conquista, Laís Pinheiro, agradeceu ao trabalho dos mobilizadores das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e também homenageou a antiga articuladora do Selo, que hoje faz parte da equipe estadual, Polímnia Cassimiro. Ela afirmou que o trabalho das equipes só foi possível graças à atuação integrada entre as diferentes secretarias. “A intersetorialidade ficou muito mais evidente a partir dessa edição do selo e nos permitiu alcançar as nossas metas. Estamos conquistando uma educação de qualidade, fomentando a promoção de um mercado de trabalho decente para os mais jovens, garantindo a atenção à saúde mental de crianças e enfrentando as violências”, afirmou Laís.

O presidente do Comdica, Joabe Oliveira, também fez parte da composição da mesa de abertura. Segundo ele, todos os setores devem estar engajados nessa reta final do Selo Unicef para garantir que tudo seja feito da melhor forma. “Essa manhã que estamos realizando é uma das últimas mobilizações dessa etapa do selo. Agradeço ao governo por esse olhar tão cuidadoso para as nossas crianças e adolescentes. Hoje é o dia de avaliar tudo que produzimos nessa caminhada”, pontuou.

Selo Unicef – O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o objetivo de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao finalizar essa edição, Vitória da Conquista conclui o terceiro quadriênio consecutivo de adesão ao Selo Unicef, iniciativa lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), assumindo, publicamente, o compromisso de priorizar crianças e adolescentes, por meio da implementação de políticas públicas de promoção de direitos referentes à saúde, educação, participação social e proteção contra à violência.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC