Autor: Da Redação | Foto: Secom/PMVC
Desde o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem reforçado as frentes de atendimento às pessoas com sintomas gripais, ampliando a assistência em saúde no Gripário Municipal, Call Center, unidades de Saúde e, principalmente, com os mutirões para testes para detecção de Covid-19. O resultado é que a fila está quase zerada em Vitória da Conquista.
Somente nos últimos dez dias, foram 3.370 vagas abertas pela Assistência Farmacêutica do município para testagem no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, em mutirões noturnos na Farmácia da Família II e no Gripário. Compareceram 3.343 pessoas, representando 99,19% do total, que estavam dentro do período correto para realizar o teste rápido de antígeno, que é entre o 3º e 7º dia de sintomas.
Nesse mesmo período, o Call Center realizou 6.328 atendimentos a pacientes com síndrome gripal, uma média de 700 atendimentos por dia. Foram 1.477 novas notificações por telefone, 1.536 contatos com pacientes que realizaram o autocadastro no site, 887 de monitoramento e 2.428 encaminhamentos médicos e orientações.
“Todas essas ações, juntas, conseguiram praticamente zerar a nossa fila de espera por testagem, em tempo oportuno. A ferramenta do autocadastro on-line nos ajudou muito para agilizar esses processos e o município seguirá buscando ampliar a oferta de testagem para atender a todos”, ressaltou o coordenador das testagens e farmacêutico, Pablo Maciel.
Na próxima semana, a SMS vai continuar ofertando o número de vagas para testagem conforme a demanda apresentada
As pessoas com síndrome gripal podem realizar o autocadastro no site Notifica PMVC, que ajuda a agilizar e tornar mais prático o atendimento, e a equipe entra em contato para realizar os encaminhamentos para testagem, consultas ou orientações. Além disso, as unidades de saúde e call center também são portas de entrada para esse atendimento.
Fonte: Secom/PMVC