Cirurgias de castração são realizadas em cães e gatos do Patagônia até este sábado
Dia a Dia Mundo Animal

Cirurgias de castração são realizadas em cães e gatos do Patagônia até este sábado

Sexta-feira movimentada no bairro Patagônia com o serviço itinerante do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), que está realizando castração em cães e gatos até este sábado (15), por meio do Castramóvel, ao lado da Escola Municipal Iza Medeiros. O atendimento começa às 8h.

Moradora do Patagônia, Sara Rodrigues é tutora de “Doguinho”, de 4 anos. Ela disse que já queria castrar o seu animalzinho e aproveitou o serviço gratuito da Prefeitura para fazer o procedimento. “A castração era algo que a gente queria fazer pelos benefícios que a gente sabe que tem. Só que pelo custo elevado, o fator tempo, tudo isso, eram impedimentos. Aí quando eu vi a oportunidade no Instagram da Prefeitura, aproveitei, me organizei e vim hoje para fazer a castração e deixá-lo mais seguro e saudável”, disse.

Assim como Sara, a moradora do Kadija, Mariana Queiroz, aproveitou a oportunidade para fazer a castração do gatinho James, de 1 ano e 9 meses. “Eu estava querendo levar ele lá no Casa e quando a minha vizinha me avisou que estava tendo Castramóvel aqui eu trouxe ele para cá”, contou.

Para castrar o animal, os tutores precisam deixá-lo em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Após a avaliação, são castrados os gatos machos e fêmeas e os cães machos. Já as cadelas são encaminhadas ao Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

Após o procedimento, as gatas precisam usar a roupa cirúrgica. A recomendação para os machos é o uso do colar elisabetano (proteção pós-cirúrgica). O pós-cirúrgico é de responsabilidade dos tutores, bem como o tratamento descrito pelo médico veterinário, com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.

Enquanto aguardava a castração da gatinha Lilinha, de 7 meses, Ana Claudia Araújo, moradora do Patagônia, agradeceu a oportunidade do Castramóvel chegar no seu bairro e castrar os animais.
“É um projeto muito especial pra gente, para o bairro, para a comunidade, porque tem muita gente que não tem condições, e o Castramóvel veio pra ajudar muita gente, eu agradeço muito por isso. Estamos todos aguardando, com expectativa de sair todo mundo bem, que vai dar certo em nome de Jesus!”, disse.

A secretária Ana Cláudia Passos destacou o trabalho do Governo Municipal em diferentes pontos do município, com a realização de mais de 1.100 castrações desde que o Castramóvel começou a funcionar. “Desde que inauguramos o Castromóvel, nós já fizemos mais de 1.100 castrações na cidade, nos bairros mais distantes do Centro e também na Zona Rural, e agora estamos aqui hoje no bairro Patagônia para atender a população de pets do bairro”, declarou.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC