Chuvas trazem esperanças para produtores rurais de Vitória da Conquista
Clima Dia a Dia

Chuvas trazem esperanças para produtores rurais de Vitória da Conquista

A chegada das chuvas é um dos momentos mais esperados pelo produtor rural, principalmente o sertanejo. Em Vitória da Conquista, a última semana foi marcada por chuvas intensas, e isso gera muita gratidão aos que estavam aguardando esse período. São aqueles que lidam diretamente com a terra e tiram dela a subsistência da família que podem avaliar melhor os seus benefícios.

.

Ceasa

Segundo o agrônomo e coordenador de Fomento à Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Eduardo Castro, as chuvas são muito importantes para as culturas de ciclo longo, como milho e feijão, para a fruticultura e para a retenção de água nos tanques. Mas, de acordo com ele, elas também podem comprometer a qualidade de alguns alimentos, a exemplo das hortaliças, e ocasionar o aumento de doenças devido à alta umidade no solo.

Mesmo com esses e outros inconvenientes, a felicidade do produtor com a chegada das chuvas é imensa. “Nas primeiras chuvas nós perdemos algumas plantas, mas as seguintes são as que ajudam a recuperar a próxima produção. Com elas nós vamos colher bastante”, relatou o produtor rural de frutas e milho, no Capinal, Argemiro Lima.

Os impactos positivos podem não ser imediatos, mas aliviam a ansiedade para o plantio e renovam a esperança, após meses lidando com as aguadas secando, o gado emagrecendo e a lavoura se perdendo. Para Joaquim Santos, produtor de frutas da Limeira, as chuvas são 100% positivas. “O que nós estávamos precisando era de chuva. Para a nossa produção foi ótimo. A chuva é essencial para a agricultura familiar, ela traz a segurança de poder plantar e a garantia de uma boa colheita”, disse.

A melhora na produtividade é o principal benefício pós-chuvas, pois significa produzir mais, com qualidade, aumentando a rentabilidade e reduzindo custos. “A gente quer vender para poder investir na mesma terra que produz”, concluiu Argemiro.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) oferece orientações técnicas para os produtores do município, antes do período de chuvas, com ações de prevenção de doenças e após, com recomendações do manejo correto para cada cultura específica.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC