Devido às fortes chuvas, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até as 18h deste sábado (11), registrou ocorrências em 37 cidades baianas, sendo a maioria com alagamentos.
Os municípios afetados, até o momento, são: Campo Formoso, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Catu, Inhambupe, Ruy Barbosa, Barreiras, Alagoinhas, Boa Vista do Tupim, Valença, Jaguarari, Itaquara, Jiquiriçá, Pojuca, Jaguaquara, Rio Real, Salvador, Castro Alves, Santo Amaro, Camaçari, Ubatã, Itajuipe, Conde, Maragogipe, Itabuna, Ipiaú, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Itatim, Guaratinga, Pindobaçu, Morro do Chapéu, Jacobina, Cansanção, Caém, Andorinha, Itiúba.
Em Jaguaquara, as chuvas deixaram pessoas desalojadas e desabrigadas, com um ferido. A previsão é que as chuvas continuem até domingo (12/1).
O superintendente da Defesa Civil do Estado da Bahia, Heber Santana, “equipes do órgão estão de plantão, em contato direto com os coordenadores de Defesa Civil Municipal, secretários de Assistência Social, prefeitos e demais autoridades locais, fortalecendo, desta forma, as ações de resposta”.
“[A Sudec] compartilhado alertas meteorológicos para auxiliar na prevenção de novos incidentes, e também está acionando a Coelba para informar sobre os municípios afetados por quedas de energia devido às chuvas”, acrescentou.
Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) segue monitorando as situações ocasionadas pelas chuvas, na capital e no interior. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.
Fonte: BNews | Foto: Paulo M. Azevedo/BNews