O monitoramento e as ações da Prefeitura de Vitória da Conquista, devido às chuvas dos últimos dias, continuaram na noite de segunda-feira (13) e, sob a coordenação do Comitê de Crise, as equipes já estão de prontidão nesta manhã (14). Apesar das precipitações diminuírem nas últimas 12 horas, a previsão do Inmet é de que hoje chova entre 28 e 40 mm. Nas últimas 72 horas, segundo o Cemadem, a média de precipitação acumulada foi de 138,20 mm.
Além das famílias atingidas pelas chuvas em José Gonçalves, Zona Rural do município, e de uma família no bairro Primavera, ontem à noite, as equipes de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Defesa Civil atenderam uma família do bairro São Vicente e orientaram para que saísse da casa. Os moradores foram acolhidas por familiares. Com essa ocorrência, 44 famílias atingidas foram atendidas pelo Governo Municipal, sendo três desalojadas. As famílias estão sendo encaminhadas para acesso a serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social, como o aluguel social.
As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural estão desde cedo em campo. Em Bate-Pé, na região do Povoado Baixão, houve duas notificações, porém, sem gravidade. A secretaria aguarda a estiagem para realizar intervenções no distrito. Já em José Gonçalves, de ontem à noite até o momento, só houve uma garoa, o que contribui para o escoamento da água acumulada.
Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana segue monitorando as áreas de riscos. No fim da tarde de ontem, a equipe técnica também esteve na Av. Crescêncio Silveira e retornou ao loteamento Miro Cairo para verificar as condições das vias e impactos causados pelas fortes chuvas ocorridas nos dias anteriores.
Houve erosões nas vias onde os serviços de pavimentação asfáltica ainda não foram concluídos. Segundo a Seinfra, as ruas em que as obras foram finalizadas demonstraram capacidade para suportar o grande fluxo de água, sem apresentar danos significativos à estrutura do pavimento.
Na Av. Crescêncio Silveira, foi constatado o recalque do pavimento asfáltico nas proximidades do poço de visita, em decorrência da inadequada recomposição asfáltica executada pela Embasa, que não atendeu aos padrões exigidos para garantir a estabilidade e a integridade da estrutura do pavimento.
A Secretaria de Serviços Públicos segue nesta manhã realizando limpeza de vias e desobstruindo canais nos mesmos locais do período da tarde de ontem: limpeza Av. Olívia Flores e principais vias dos Bairros Cruzeiro, Brasil e Zabelê; desobstrução do Canal de Drenagem do bairro Santa Cecília; mutirão de Limpeza no Conjunto Habitacional do Vila Elisa; coleta de Volumosos (operação Cata Bagulho) no bairro Flamengo e poda de árvore no Condomínio Caminho do Parque.
Equipes do Simtrans, ligada a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, seguem trabalhando. Veja os locais que as sinalizações foram refeitas e que vias foram bloqueadas:
- Na Av. Gilenilda Alves, no cruzamento com a Av. Israel, onde o asfalto cedeu, foi necessário bloqueio da via e o Simtrans refez a sinalização, utilizando barreiras de concreto para efetuar o bloqueio.
- A obra de drenagem da Rua Francisco Sabino foi monitorada e refeita a sinalização no entorno.
- Na Av. Expedicionários, trecho da Praça do Gil, a Embasa procedeu com corte do pavimento para procedimentos. Com as fortes chuvas, o aterro foi levado, deixando o local intransitável temporariamente até o reparo provisório, providenciado pelo Embasa.
- Na Rua Caracas, o pavimento cedeu, sendo necessário o bloqueio no sentido Av. Bartolomeu de Gusmão a Av. Juracy Magalhães. Foram utilizados balizadores e piquetes para a sinalização da via.
- Na entrada do loteamento Comveima pela BR-116, piquetes e balizadores que bloqueavam o retorno foram substituídos por barreiras de concreto.
- A Rua Jonas Hortélio foi sinalizada com dois piquetes, por causa de um buraco no quarteirão entre a Rua Waldemar Sá Porto e a Rua Sifredo Pedral Sampaio.
- Na Av. Crescêncio Silveira, o mesmo procedimento também foi realizado, com pinos balizadores, próximo ao comércio Moinho Sertão Forte.
-
A Guarda Municipal permanece em estado de alerta, pronta para atender às demandas de apoio aos órgãos de emergência. As ações estão sendo desenvolvidas em conformidade com o planejamento estratégico de patrulhamento, conforme definido no cartão-programa.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC