Chegam apenas 740 doses de CoronaVac e Prefeitura vai vacinar idosos acamados e domiciliados
Executivo Saúde Vacinação Covid-19

Chegam apenas 740 doses de CoronaVac e Prefeitura vai vacinar idosos acamados e domiciliados

Autor: Da Redação | Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que Vitória da Conquista recebeu apenas 740 doses da CoronaVac/Butantan nesta terça-feira (4). Por este motivo, serão priorizados para receber a 2ª dose, neste momento, apenas os idosos acamados e domiciliados que já estão há mais de 20 dias em atraso.

As demais pessoas que estão com a 2ª dose marcada e esperando devem aguardar novas reposições para que seja possível disponibilizar as doses nos pontos de vacinação. Há previsão de que um novo lote chegue no início da próxima semana.

Sobre a falta de vacina CoronaVac para a 2ª dose, o Ministério da Saúde declarou que os fabricantes não estão conseguindo entregar as vacinas conforme contrato estabelecido, sobretudo, por dificuldades na importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), que é a base da produção da vacina.

Proteção mantida – A SMS esclarece que o atraso da 2ª dose não faz com que a pessoa perca o efeito protetor da vacina já tomada. Quem já foi vacinado com a 1ª dose tem a imunidade preservada, pois a dose aplicada é absorvida pelo sistema imunológico e a 2ª dose funciona como um reforço, para estimular o organismo a produzir um número ainda maior de anticorpos. Por isso, assim que possível, a pessoa deve ser vacinada com 2ª dose para completar o esquema vacinal

Logo que chegarem novos lotes da CoronaVac, a Secretaria Municipal de Saúde organizará a sua distribuição, de acordo com o público-alvo definido pela Sesab (faixa etária ou grupo prioritário), para vacinar a população conquistense o mais rapidamente possível.