Cetas recebe mais de 180 pássaros provenientes de operação policial e inicia processo de recuperação dos animais
Dia a Dia

Cetas recebe mais de 180 pássaros provenientes de operação policial e inicia processo de recuperação dos animais

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista está cuidando de mais uma remessa de pássaros silvestres, fruto de uma operação realizada pela Polícia Civil no município de Poções.

Ao todo, são 186 pássaros das espécies Papa-capim, Papa-capim-cruz, Galo-de-campina, Canário-da-terra, Azulão, Sofrê, Caboclinho, Bico-de-veludo, Cristinha, Bigode, Batuqueiro e Tico-tico. Todos os animais irão permanecer no Cetas para procedimentos de rotina, cuidados e avaliações das condições físicas e de comportamento até estarem aptas à soltura. O veterinário Aderbal Azevedo informou que os animais normalmente chegam ao Cetas bastante debilitados e passam por esse processo de recuperação.

“De setembro para cá, nós temos recebido muitos animais, muitas aves estão chegando. Na noite de quarta-feira, por exemplo, recebemos de várias espécies, alguns ameaçados de extinção como o caboclinho, que é uma espécie que está criticamente ameaçada, e isso implica mais na condição de traficar animais desse tipo. De um modo geral, eles chegam muito estressados, debilitados, desidratados, porque não recebem água, mal alimentados, porque vêm apinhados naqueles passadores bem apertados, então eles sofrem muito. Então, aqui a gente vai recuperar esses animais, e depois de recuperados a gente devolve à natureza”, destacou o veterinário.

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que nos últimos meses aumentou bastante a entrada de animais no Cetas, principalmente pássaros, vítimas do tráfico, e que são resgatados após denúncias e em operações policiais em Vitória da Conquista e região e até de outros estados.

“O trabalho desenvolvido pelo Cetas é fundamental para a gente ter essa preservação da biodiversidade e continuidade das espécies que a gente tem em ocorrência no nosso município e em outras regiões. O Cetas recebe animais de toda a região, tanto da Bahia quanto de fora do nosso estado, cuida, recupera esses animais e devolve para a natureza. Eles são recebidos através das apreensões feitas por diversos setores, inclusive PRF, Guarda Municipal, nossas equipes também e equipes de ICMBio e Inema, todos eles trazem esses animais. E a gente fica preocupada porque é um período de reprodução de várias espécies”, explicou Ana Cláudia.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC