A campanha de vacinação contra a gripe, em Vitória da Conquista, está em sua fase final, mas todos os moradores com mais de seis meses de idade ainda podem se imunizar nas unidades de saúde.
A vacinação nas unidades de saúde Solange Hortélio, Nova Cidade, Morada dos Pássaros e João Melo, que estavam funcionando no modelo sentinela, já foi retomada nesta terça-feira (21).
Com a chegada do inverno, a circulação de vírus respiratórios tende a aumentar. De acordo com o boletim epidemiológico da Vigilância Epidemiológica, este ano já foram registradas 7.496 notificações de Síndrome Gripal (SG), incluindo Síndromes Respiratórias Aguda Grave (SRAG).
Dos casos de SG relatados, 5,7% foram confirmados como Covid-19, com 1,16% evoluindo para óbito. Nos demais casos, o agente causador da SG não pôde ser identificado.
A campanha de vacinação contra a gripe começou em 18 de março, e até o momento foram aplicadas 49.775 doses do imunizante. Deste total, 17.814 doses foram destinadas a idosos e 9.956 a crianças.
A cobertura vacinal alcançou 35,19% dos grupos de maior vulnerabilidade, incluídos na primeira fase da campanha.
“A vacina está disponível em todos os postos de saúde até a próxima semana“, destacou Mariana Fernandes, coordenadora de Imunização do município.
A vacina é atualizada anualmente, e quem se vacinou no ano passado deve se imunizar novamente para proteção contra as variantes atuais e anteriores.
Para se vacinar, basta ir à unidade de saúde mais próxima, dentro do horário de funcionamento da sala de vacina. É necessário apresentar um documento com CPF e o cartão de vacina. Crianças que receberão a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.
Fonte: JConquista | Foto: Fábio Marchetto/SES-MG