A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenação de Zoonoses, está realizando, desde o dia 28 de de julho, a campanha municipal antirrábica que garante a proteção de cães e gatos maiores de três meses de vida com ações realizadaS na zona rural e urbana. Até o momento já foram vacinados 20.760 animais, sendo 15.413 cães e 5.347 gatos.
Na zona urbana, o dia D aconteceu no sábado (2), com a abertura de todas as unidades de saúde e disponibilização de quatro pontos estratégicos das 8h às 17h. A ação garantiu a imunização de 17.190 animais, sendo 12.605 cães e 4.585 gatos. Segundo o coordenador municipal de Zoonoses, Luiz Cláudio, a vacina antirrábica continua disponível na zona urbana, no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) e na Unidade de Básica de Saúde Admário Silva Santos, de segunda a sexta-feira.
Na zona rural, o dia D de cada localidade segue uma programação que iniciou no dia 28 de julho. Até o dia 1º de agosto, as equipes já tinham vacinado 3.570 animais, sendo 2.808 cães e 762 gatos. “Nós estamos com três equipes visitando os povoados da zona rural. Até o dia 18 de setembro, visitaremos cerca de 100 localidades para imunizar os animais dessas comunidades”, explicou Luís Cláudio.
- Luís Claúdio
- Equipe de vacinação
Nesta terça-feira (5), o distrito de Veredinha recebeu a visita da equipe de vacinadores. Marluci Nascimento Oliveira levou seus dois cachorros, Amora e Chico, para vacinar. “Essa vacina é muito importante, principalmente porque eles são bravos. Então, é uma proteção para eles e para nós”, explicou Marluci.
Evanilton Santos também aproveitou a chegada da equipe para garantir a vacina dos seus cães, Romeu, Bela e Princesa. “Todo ano eu vacina meus bichinhos porque é muito importante para a saúde deles e também para a nossa proteção”, comentou Evanilton.
- Marluci
- Evanilton
A Campanha Antirrábica é uma das mais importantes ações de saúde do país e tem por objetivo manter cães e gatos livres da raiva, uma doença considerada 100% letal para humanos e animais. A vacinação também protege os tutores que convivem diariamente com os animais.
Na zona rural, a campanha segue até 18 de setembro, com a visita das equipes de vacina em povoados e sede dos distritos do município. Veja o cronograma aqui.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC