Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil para análise
Dia a Dia

Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão chegam ao Brasil para análise

As caixas-pretas do avião Embraer 190, que caiu no Cazaquistão, chegaram ao Brasil nesta quarta-feira (1º) e estão sendo analisadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave da Azerbaijan Airlines, que partiu de Baku no dia 25 de dezembro, tentou um pouso de emergência em Aktau, mas caiu, causando 38 mortes e 29 feridos. O voo tinha como destino a cidade russa de Grózni, mas enfrentou problemas que alteraram sua rota.

A análise das caixas-pretas é conduzida pelo Cenipa, órgão brasileiro reconhecido internacionalmente. Investigadores do Cazaquistão, Azerbaijão e Rússia acompanham o trabalho, com os dados a serem enviados ao órgão cazaque responsável pela investigação.

Há suspeitas de que disparos russos possam ter derrubado a aeronave. No sábado (28), Vladimir Putin pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, classificando o caso como um “trágico incidente”, embora não tenha assumido responsabilidade. Segundo Putin, sistemas de defesa russos reagiram a ataques de drones ucranianos no momento do acidente.

A FAB utiliza tecnologia de animação em 3D para reconstruir o voo, avaliando parâmetros como trajetória, velocidade e sistemas da aeronave, em busca de esclarecer as causas do acidente.

Fonte: Metro1 | Foto: Reprodução/X