Bahia vence o Fluminense e sai na frente nas quartas da Copa do Brasil
Esporte e lazer Futebol

Bahia vence o Fluminense e sai na frente nas quartas da Copa do Brasil

O Bahia saiu na frente do Fluminense nas quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro duelo de tricolores do confronto aconteceu na noite desta quinta-feira (28), na Arena Fonte Nova, e o Esquadrão de Aço levou a melhor sobre o time carioca ao vencer por 1 a 0. O placar do jogo de ida foi definido com um golaço de Luciano Juba, no segundo tempo.

Os dois times voltam a se enfrentar no próximo dia 10, uma quarta, às 19h, no Maracanã. Com o triunfo desta noite, o Tricolor baiano joga pelo empate para ficar com a vaga inédita na semifinal do torneio nacional. Caso seja derrotado por um gol de diferença, a disputa será nos pênaltis. Enquanto a equipe carioca precisar ganhar por dois tentos a mais para se classificar.

Antes de pensar em Copa do Brasil, o Bahia volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde ocupa o quarto lugar na tabela de classificação com 36 pontos. No domingo (31), às 18h30, o Esquadrão de Aço encara o Mirassol, no Maião, pela 22ª rodada.

Primeiro tempo

O Bahia começou impondo seu estilo de posse de bola e partindo para cima do adversário. Aos 16 minutos, o Esquadrão de Aço carimbou a trave carioca na cabeçada de Jean Lucas. Aos 23, Ronaldo salvou o time baiano com uma grande defesa na finalização de Cannobbio que saiu de cara para o gol. O Flu teve um gol anulado marcado por Serna aos 27 minutos que completou de cabeça a cobrança de escanteio de Renê e o desvio de Thiago Silva. Mas após conferir o lance, o VAR apontou impedimento do colombiano na jogada.

Segundo tempo

Os dois times voltaram dos vestiários com as mesmas formações que terminaram a etapa inicial. O Flu assustou o Tricolor baiano logo no primeiro ataque. Serna cruzou e Everaldo cabeceou para fora, passando perto da meta defendida por Ronaldo. Aos dois minutos, David Duarte fez um corte providencial em nova ofensiva carioca. No minuto seguinte, cobrança de escanteio, a bola sobra para Serna, a defesa afasta, Thiago Silva desvia no rebote e David Duarte tirou em cima da linha. O técnico Rogério Ceni mexeu no time promovendo as entradas de Erick Pulga e Lucho Rodríguez nos lugares de Kayky e Willian José, respectivamente. Com as trocas, o Esquadrão de Aço passou a ter mais intensidade na fase ofensiva, mas sem conseguir dar trabalho para o goleiro Fábio. Aos 17 minutos, Renê conseguiu fazer o cruzamento na área baiana buscando Everaldo, que estava livre de marcação, mas chutou mal e desperdiçou boa chance. Aos 21, os jogadores do Flu pediram pênalti no chute de Cannobbio que bateu em David Duarte. Após análise do VAR, o árbitro Raphael Claus mandou o jogo seguir. O Esquadrão de Aço respondeu na sequência com a jogada em velocidade de Pulga que carregou até a entrada da área e finalizou para a defesa de Fábio. Mas os jogadores do time baiano também reclamaram de um toque no braço de Cannobbio no chute do camisa 16. Aos 33, Rodrigo Nestor cobrou o escanteio, David Duarte desviou de cabeça, Fábio espalmou para o meio e Tiago finalizou para fora. Ronaldo fez grande defesa aos 38 ao desviar com a ponta dos dedos a finalização de voleio de Nonato.

Juba abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia marcou um golaço com Luciano Juba aos 40 minutos. Lançamento de Jean Lucas na área para o lateral que cortou Guga e bateu de primeira para o fundo das redes. Bahia 1×0 Fluminense

O Flu respondeu aos 42 minutos. Cannobbio cruzou, Soteldo chutou e a bola pegou no cotovelo de Arias que estava colado ao corpo. Claus chegou a marcar o pênalti, mas voltou atrás após rever o lance no VAR. O Bahia quase chegou ao segundo gol com Pulga que recebeu lançamento, tirou de Fábio e chutou nas redes do lado de fora aos 49.

FICHA TÉCNICA
Bahia 1×0 Fluminense
Copa do Brasil – Quartas de final (jogo de ida)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 28/08/2025 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Wagner Reway (SC)
Cartão amarelo: Renê (Fluminense)

Gol: Luciano Juba (Bahia)

Bahia: Ronaldo; Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor) e Cauly (Tiago); Kayky (Erick Pulga) e Willian José (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Guga), Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli (Facundo Bernal), Nonato (Lucho Acosta) e Hércules; Serna (Soteldo), Canobbio e Everaldo (Cano). Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Metro1 | Foto: Letícia Martins/EC Bahia