Bahia tem crescimento no consumo nas classes C e D puxado pela alta de 82% nos gastos com viagens aéreas
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Bahia tem crescimento no consumo nas classes C e D puxado pela alta de 82% nos gastos com viagens aéreas

Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, apontou que os baianos apresentaram um incremento de 1,2% no consumo em março ante fevereiro de 2022
O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias das classes C e D no País é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%).
Em março, 86% dos gastos dos brasileiros foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

O consumo das classes C e D na Bahia fechou positivo em março, com 1,2% de incremento em relação ao mês anterior, impulsionado pela alta nas viagens aéreas. Os gastos com passagens de avião subiram em 82% nesse período, segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.

Outros setores foram importantes para a Bahia apresentar essa alta em março: Rede Online (40%), Combustível (14%), Automóveis e Veículos (14%), Hotéis e Motéis (11%), Serviços (10%) e Transporte (5%). Recuaram os gastos com Diversão e Entretenimento (-36%), Lojas de Artigos Diversos (-10%), Drogaria/Farmácia (-4%), Lojas de Roupas (-3%) e Telecomunicação (-1%).

BRASIL
O cenário na Bahia é semelhante ao do Brasil. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa no País nesse período foram Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente. No balanço geral, o consumo subiu 1%.

Exceto o Sul do Brasil, que mostrou um recuo no consumo das classes C e D (-2,4%), todas as regiões registraram altas, puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3%).

“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.

O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%). Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.

A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Mar22_estados_estados_pdf.pdf.

Fonte: DA Redação | Foto: