Arraia da Conquista superlotado com segurança garantida foi só forró e muito quentão neste sexta 24
Cultura Data Especial

Arraia da Conquista superlotado com segurança garantida foi só forró e muito quentão neste sexta 24

 

No Arraiá da Conquista quem gosta de boa música e de forró pode escolher. Uma das opções é a Vila Junina, onde grupos regionais mantêm o arrasta-pé em alta. É o primeiro lugar onde as pessoas passam logo que chegam ao Centro Cultural Glauber Rocha e começam a aproveitar a festa.

quem esteve lá ontem gostou de curtir, Zu do Acordeon e Zé de Sula dos 8 Baixos. Rege de Anagé abria a noite de serxta feira (24) no palco principal seguindo a sequencia. O paraibano Jessier Quirino se apresentou
Com a sua arte de cantar poesias e causos, Jessier prendeu o público com uma genuína arte nordestina de forma irreverente.

O secretário municipal de Cultura Xangai ( foto) no camarim com o cantador  fez uma participação especial na apresentação. A prefeita Sheila Lemos (Foto Capa ) e convidados estiveram no espaço montado ao lado do palco principal acompanhando a segunda noite do Arraiá da Conquista.

Sheila assistiu ao espetáculo da companhia Raiz do Nordeste. Após encenação aplaudida pelos presentes no Centro Cultural Glauber Rocha, os noivos Pedro Santiago e Sheily Nascimento, representando a companhia, foram recepcionados pela prefeita no camarote.

Para prestigiar os diversos espaços da festa, a prefeita também deu um passeio pelo Arraiá, conversando com populares e visitou as barraquinhas da Vila Junina – uma delas foi a do poeta de Cordel, Ailton Dias.

Com a musicalidade do forró tradicional, mas com a versatilidade de também levar outros ritmos brasileiros, a banda Xamêgo da Bahia foi a terceira atração do palco principal de ontem no Arraiá da Conquista.

L, a banda colocou o público no Glauber para arrastarem o pé, dançar muito xote, baião, pisadinha e até lambada.

A apresentação da banda Xamego da Bahia no Arraiá da Conquista de ontem (24), foi a segunda vez do grupo no Centro Cultural Glauber Rocha. Eles tocaram pela primeira vez no local em 2018. Agora, a vocalista Josy da Bahia e músicos retornaram ao evento junino da Prefeitura de Vitória da Conquista para trazer para o público um repertório repleto de verdadeiros hinos do São João.

“Depois de dois anos, com todo mundo parado, hoje estamos aqui de novo no Glauber Rocha. É uma sensação maravilhosa ver o povo dançando forró. Um forró tão esperado durante esses dois anos”, disse a cantora.

Colega de Josy nos vocais, o cantor pernambucano Adriano Rodrigues fez sua estreia no Glauber Rocha, pois ainda não fazia parte da banda na época da primeira apresentação no espaço. Mas ele também matou sua saudade – no caso, do afeto compartilhado pelo público durante os shows. “Entrei na banda já vai fazer quatro anos. E eu estava com saudade daquela energia maravilhosa e desse clima gostoso que é o São João do Nordeste”, afirmou o cantor.

Público diverso

A jovem cantora Larissa Gomes, nascida na região da Limeira, zona rural de Vitória da Conquista, tem mais experiência com o palco do Glauber Rocha. Sua apresentação, logo depois da de Xamego da Bahia, foi a terceira no local. Mas, no Arraiá da Conquista, foi sua estreia. Ela disse ter orgulho de contribuir para a diversidade de ritmos que marca o evento junino realizado pela Prefeitura. “Nós somos a primeira banda de arrocha a se apresentar no Arraiá da Conquista”, afirmou, em tom de comemoração.

Assim, ao forró, ao baião e ao arrasta-pé, e a nomes como os de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Flávio José, Trio Nordestino e outros, somaram-se os de artistas como Marília Mendonça e outros representantes do que hoje se chama de “arrocha romântico” ou “sofrência”, e que se confunde com elementos de forró, sertanejo, pop, entre outros ritmos.

“Nosso público é muito diverso. Então, a galera curte arrocha, forró, sertanejo, e a gente mistura tudo no show para deixar bem animado e do jeito que o povo gosta”, disse Larissa, antes de começar sua apresentação – a qual, pode-se dizer, foi a atração mais aguardada da noite.

O público, já fiel à cantora, esperou ansiosamente e, quando finalmente viu Larissa adentrar o palco, vibrou de forma intensa e a acompanhou em todas as músicas. Dividiam-se entre cantar com ela, dançar e filmar o show com os celulares. Dessa forma, o sucesso da apresentação da jovem cantora pôde ser visto e compatilhado, em tempo real e por vários ângulos, entre os milhares de seguidores que ela possui nas redes sociais.PMVC