Após dois anos, Call Center da Secretaria Municipal de Saúde encerrará as atividades no dia 7. Notifica Covid será mantido
Executivo Saúde

Após dois anos, Call Center da Secretaria Municipal de Saúde encerrará as atividades no dia 7. Notifica Covid será mantido

Em funcionamento desde 20 de março de 2020, o Call Center para notificações da Covid-19 encerrará as atividades no dia 7 de outubro, próxima sexta-feira. O link de autocadastro, o Notifica Covid, ainda permanecerá ativo e disponível para quem precisar fazer uma notificação, e todas as unidades de saúde do município também estarão atendendo aos pacientes que possam ser acometidos pela doença.

Ao longo de mais de dois anos de serviço, o Call Center realizou 133.668 atendimentos à população, entre ligações para cadastro de notificação, agendamento de teste e consultas, monitoramento dos pacientes e orientações.

“Após todo esse período enfrentado de pandemia, foi um momento de luta, mas também de grande aprendizado. O município de Vitória da Conquista adotou várias estratégias de enfrentamento da Covid-19 e a ferramenta do Call Center foi extremamente importante, principalmente no momento mais crítico da pandemia, para garantir o atendimento e a assistência em saúde à população”, relembrou a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, o Call Center encerrará as atividades com base em todas as prerrogativas e normativas do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), entendendo que a Covid-19 torna-se mais um agravo de saúde pública que continuará sendo avaliado e assistido em toda a rede de atenção à saúde. “Seguimos prestando o suporte com a Vigilância em Saúde e, principalmente, a rede de atenção primária, nas unidades de saúde da zona urbana e rural, que está apta para atender as pessoas que possam estar acometidas pela Covid-19”, reforçou a diretora.

Muitos profissionais da SMS atuaram no serviço para garantir o atendimento às pessoas com síndrome gripal e dar os devidos encaminhamentos para diagnóstico laboratorial ou assistência médica pelas consultas de telemedicina, e monitoraram a saúde dos pacientes. “Tivemos números muito satisfatórios de atendimento ao longo desses anos. Agradecemos a população pela confiança e compreensão, e sobretudo a toda a nossa equipe pelo esforço e comprometimento”, agradeceu a secretária.

A testagem continuará sendo realizada no município por meio do link de autocadastro ou pela notificação nas unidades de saúde. Além disso, pessoas que realizarem o autoteste para auxílio diagnóstico da Covid-19 também devem informar no link sobre o resultado do teste para que a Vigilância Epidemiológica possa fazer o monitoramento real dos dados e traçar o perfil epidemiológico no município.

Fonte: Da Redação/AscomPMVC | Foto: Divulgação