Aplicação da 2ª dose da vacina começou nessa sexta (19) para os trabalhadores da saúde
Conquista e Região Vacinação Covid-19

Aplicação da 2ª dose da vacina começou nessa sexta (19) para os trabalhadores da saúde

Autor: Da Redação/PMVC | Foto: PMVC

Nessa sexta-feira (19) foi a vez dos trabalhadores da saúde receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19, após 30 dias da aplicação primeira. A campanha de vacinação foi iniciada em Conquista no dia 19 de janeiro, quando foi recebida a primeira remessa de vacinas.

Nove equipes de imunização estiveram no atendimento para registro e aplicação da vacina, além dos subcomandos com sete profissionais. A vacinação começou bem cedo dentro das unidades hospitalares que já estão vacinando seus respectivos trabalhadores, com o apoio dos subcomandos da Secretaria Municipal de Saúde para acompanhar o processo.

No Hospital Samur, o técnico de enfermagem Carlos Vieira foi rapidamente à tenda montada em frente a instituição garantir a segunda dose: “é muito gratificante pra gente que está na linha de frente, trabalhando com esses pacientes, saber que já passou esse período de ansiedade mesmo pela vacina. É um princípio de fim dessa pandemia.”

Já no IBR Hospital, o ponto estratégico foi montado no auditório para receber os profissionais e para muitos deles a sensação agora é de tranquilidade. “A gente lida diariamente com os pacientes às vezes sabendo, às vezes não sabendo que ele está contaminado, e para o profissional de saúde acaba sendo uma segurança muito grande estar vacinado”, conta Juliano Baptista, neurocirurgião do Hospital.

Para garantir ainda mais agilidade nesse processo, pontos de vacinação foram montados no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), para modalidade drive-thru; e na quadra esportiva da Fainor, para pedestres. O fisioterapeuta Fabrício Almeida, que trabalha no Hospital Geral (HGVC), se dirigiu ao drive-thru para garantir sua segunda dose: “Eu trabalho em uma Unidade de Terapia Intensiva Covid e durante quase um ano de atuação na área a gente fica muito apreensivo com o aparecimento de novas cepas da doença. É uma emoção muito grande poder receber a segunda dose e ficar razoavelmente tranquilo em relação ao risco da Covid-19”.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, avalia que todas as estratégias e pontos montados para segunda dose estão fluindo de forma muito positiva. “Tem sido um marco para o município, uma vez que estamos garantindo essa segunda dose e caminhando para o passo importante para garantir a imunidade para os nossos trabalhadores de saúde”, finaliza.