ÁPICE – O GRANDE MIRANTE
Artigos

ÁPICE – O GRANDE MIRANTE

Topo: elevação que se destaca muito acima das demais cadeias rochosas da nossa vistosa região. É como algo que está de pé e às ordens. Suspenso pelos braços das elevações terrosas. É visto e contemplado no horizonte como grande montanha ou privilégio regional.
É dito na linguagem popular: barriga da serra. Prenha e gestora de rebentos espalhados em todo contorno sob seu pé. São cordilheiras altiplanos e platores chapadenses. Deixam entrever objetos. É como se abrissem mão de direitos naturais. É uma quebra de protocolo.
Elege este elevado teto para deleite de visões contemplativas. É vislumbrado o acervo arquitetônico do cinturão catingueiro. Um monumento a céu aberto. Emoldurado quadro de descritíveis paisagens várias que serpenteiam a magenta tela tingida com compostas cores, manipuladas pelo laboratório natural.
Preserva-se com verdadeiro destaque neste quadro, o tom grafite. Marcante como pano de fundo. Contrasta com o multicolorido ao seu derredor.

Fragmento de ideia
Se somente vejo, encontrarei o que quero. Olhando e enxergando, seremos contemplados com a beleza que brota desta fonte.

15 de Novembro de 2023, Vitória da Conquista – BA
Ricardo Gonçalves Farias