Agentes do Gama resgatam Jiboia adulta com 30 filhotes em residência na Zona Rural de Vitória da Conquista
Dia a Dia

Agentes do Gama resgatam Jiboia adulta com 30 filhotes em residência na Zona Rural de Vitória da Conquista

Na última terça-feira (23), o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente da Guarda Municipal de Vitória da Conquista (Gama) realizou uma operação de resgate de uma jiboia adulta com 30 filhotes em uma residência localizada no assentamento Santa Marta, na Zona Rural da cidade.

Seguindo os protocolos de captura para garantir a segurança tanto dos animais quanto dos moradores, os agentes do Gama encaminharam as serpentes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Lá receberão os cuidados veterinários necessários até que estejam prontos para serem devolvidos ao seu habitat natural.

A jiboia-constritora, uma espécie comum nas Américas, especialmente no interior do Brasil, é conhecida por ser uma serpente não venenosa. Ela se alimenta de pequenos mamíferos, roedores, aves e lagartos, utilizando a técnica de constrição (sufocamento) para capturar suas presas.

Segundo Aderbal Azevedo, veterinário e coordenador do Cetas, a jiboia não representa perigo para seres humanos ou para animais de grande porte por não possuir veneno. No entanto, ele alerta que a serpente pode reagir com mordidas caso se sinta ameaçada. “É fundamental que as pessoas não tentem capturar esses animais por conta própria, pois isso pode causar estresse tanto para o animal quanto para o indivíduo”, ressaltou Aderbal.

Também de acordo com o veterinário, a incidência de animais silvestres em áreas residenciais tende a aumentar durante o período chuvoso. Ele ressalta que presença de predadores e a busca por abrigo e alimento levam serpentes e outros animais, como saruês, a se aproximarem das residências, especialmente aquelas situadas próximas a áreas de mata.

Até o mês de outubro deste ano, o Gama efetuou o resgate e encaminhou, ao Cetas, 713 animais silvestres de várias espécies em todo o município.

Contato com o Gama

Para quem se deparar com um animal silvestre que necessite de resgate, é possível contatar o Gama pelo telefone 153 ou enviar uma mensagem via WhatsApp para (77) 9 8856-4638. A equipe do Gama está preparada para deslocar-se até o local e realizar a captura de forma segura e eficiente.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC