Ações de combate e prevenção contra a AIDS/HIV são intensificadas neste mês de dezembro pelo CAAV
Saúde

Ações de combate e prevenção contra a AIDS/HIV são intensificadas neste mês de dezembro pelo CAAV

Autor: PMVC | Foto: PMVC

1º de dezembro é dedicado ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Durante todo o mês, as ações de prevenção e diagnóstico da doença são intensificadas na campanha do Dezembro Vermelho, que busca conscientizar sobre o respeito às pessoas que convivem com a doença e a importância do sexo seguro.

Ainda não existe uma cura efetiva e segura para a doença, mas diversos avanços estão sendo obtidos na área científica. Enquanto isso não acontece, o HIV pode ser controlado. Em Conquista, o Centro de Atenção e Apoio À Vida Dr. Capistrano Filho (CAAV) é o serviço de referência que oferece gratuitamente o tratamento, que é a terapia antirretroviral, às pessoas que convivem com a doença.

Durante esse mês de campanha, uma tenda está montada em frente ao CAAV para abordar e convidar as pessoas que passarem por ali, para fazer o teste rápido de detecção do HIV. O teste é feito de forma similar ao teste de glicemia, com uma pequena gota de sangue, e o resultado sai em 20 minutos.

Além do tratamento, o CAAV oferece também a prevenção combinada: o Tratamento como prevenção (TcP), a Profilaxia Pós-exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-exposição (PrEP). Essas são estratégias recentes para a prevenção da transmissão do HIV, oferecendo mais alternativas – cientificamente eficazes – em relação à única opção disponível até pouco tempo atrás: o preservativo.

A AIDS/HIV é uma doença silenciosa e, por isso, todas as pessoas sexualmente ativas devem procurar a unidade de saúde mais perto de casa ou o CAAV, na Praça João Gonçalves (próximo à Prefeitura) para fazer o seu teste de forma rápida e segura. A prevenção é sempre o melhor caminho!