Carnaval de Itabuna termina sem crime grave e com baixo número de ocorrências
Cultura Policia

Carnaval de Itabuna termina sem crime grave e com baixo número de ocorrências

Nenhum crime grave foi registrado durante os quatro dias do Carnaval de Itabuna, na região Sul do estado, encerrado na madrugada desta segunda-feira (26). Mais de 1.000 policiais e bombeiros, além da implantação de tecnologia de Reconhecimento Facial foram empregados pela Secretaria da Segurança Pública no evento.

Nos Portais de Abordagem, estruturas montadas pela Polícia Militar nos acessos ao circuito da folia, cerca de 37 itens proibidos foram recolhidos, evitando a utilização dos materiais para o cometimento de crimes.

Um soco inglês, facas, canivetes, estiletes, lâminas, alicates, espetos de madeira e pregos, além de drogas como maconha e ecstasy foram apreendidos nos Portais.

Ocorrências

Os dados estatísticos apontaram, em números acumulados, 247 ocorrências entre ameaça, violência contra a mulher, furto e roubo de celulares, ameaça tráfico de drogas e calúnia, graças as ações ostensivas e de inteligência das Forças da Segurança.

No quarto e último dia de folia, a Polícia Civil registrou duas prisões em flagrante por furto e pelo descumprimento de uma medida protetiva. Quatro pessoas assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por resistência policial, desacato e ato obsceno.

A PC também computou dois furtos de celulares, durante o festejo no Circuito Sabará, na Avenida Aziz Maron.

Corpo de Bombeiros

Cento é uma ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros entre orientação e prevenção, atendimento pré-hospitalar, um salvamento de resgate no rio ao lado do circuito, bem como distribuição de Pulseirinhas de Identificação.

Tecnologia

A festa também contou com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC-M), que monitorou e auxiliou, em tempo real, na tomada de decisões das principais ocorrências, além de auxiliar na captura de possíveis foragidos da Justiça, através das câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial.

Equipes da PC também utilizaram drones para reforçar a segurança e ampliar a vigilância no circuito.

Fonte: Rafael Rodrigues | Foto: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP