Hospital Municipal Esaú Matos antecipa Dia das Crianças e leva carinho aos pequenos pacientes
Dia a Dia Saúde

Hospital Municipal Esaú Matos antecipa Dia das Crianças e leva carinho aos pequenos pacientes

O Dia das Crianças chegou mais cedo no Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). Nos dias 9 e 10 de outubro, a ala pediátrica da unidade se transformou em um espaço de cores, música e sorrisos, em momentos especiais organizados pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio de diversos setores do hospital e parceiros externos.

Comemoração ao Dia das Crianças

“Somamos forças com os setores do hospital, da coordenação do Serviço Social, da Pediatria e de parceiros externos para oferecer um momento de recreação e leveza às crianças. A ideia é reforçar o acolhimento e contribuir para que elas se sintam bem e se recuperem com alegria”, explicou a coordenadora do GTH, Cris Moura. Assim, a ação proporcionou aos pacientes mirins momentos de brincadeiras, música, fantasia e lanche.

Entre os pacientes estava a aniversariante de 6 anos, Lara Lys, que participou da comemoração ao lado da mãe, Liliana Lima. “Hoje é aniversário da minha filha, e não era para estarmos no hospital, mas a saúde dela vem em primeiro lugar. Ter essa festinha aqui foi maravilhoso. Ver nossos filhos felizes nos realiza e ajuda muito na recuperação deles”, contou a mãe. A pequena não escondeu a alegria: “Eu gostei dos presentes, das pessoas e de tudo. Foi uma festa bonita!”, disse Lara Lys, com um sorriso no rosto.

Pacientes da ala pediátrica

A médica e coordenadora de Pediatria, Daniela Aguilar, ressaltou a importância das atividades lúdicas no ambiente hospitalar: “Essas ações fortalecem o vínculo entre equipe, crianças e familiares, reduzem a ansiedade e o medo, contribuem para o desenvolvimento emocional e cognitivo e ainda têm impacto positivo na recuperação, podendo até reduzir o tempo de internação”, destacou.

Já a psicóloga Zilmar Pereira, parceira do evento, explicou que sua experiência como mãe de uma criança internada a inspirou a transformar a dor em gesto de amor. “Criei o projeto Aquele Abraço em homenagem à minha filha, para levar carinho e leveza às crianças hospitalizadas. Nesta ação, confeccionamos polvinhos e naninhas”, contou.

Equipe do projeto Aquele Abraço

Os brinquedos produzidos pelo grupo foram entregues como presentes às crianças atendidas durante a programação. A Maçonaria Cavaleiros do Oriente também participou da ação, distribuindo presentes para as crianças internadas e também aquelas que estavam no pronto-socorro pediátrico.

As celebrações integram o conjunto de atividades promovidas ao longo do Mês das Crianças, que busca proporcionar bem-estar e conforto emocional para pacientes e familiares.

Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC