Um bebê de apenas um mês e 20 dias foi salvo de um quadro de engasgo na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. O caso aconteceu no bairro de Santa Luzia e imagens do momento mostram o desespero dos pais da criança, que recorreram a uma Base Comunitária de Segurança para pedir ajuda.
@jadielluiz1Na noite deste sábado, 13 de setembro de 2025, por volta das 22h15, um casal de Barreiras, na Bahia, procurou a Base Comunitária de Segurança (BCS) da Santa Luzia, na cidade de Barreiras, em busca de ajuda para seu filho, um recém-nascido de apenas 1 mês e 20 dias, que apresentava sinais de engasgo. A rápida reação dos policiais militares, somada ao suporte do SAMU, foi crucial para salvar a vida da criança. O policial militar de plantão na BCS não hesitou e iniciou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros. Em seguida, acionou o Centro Integrado de Comunicação (CICOM) para solicitar o apoio de uma guarnição. Pouco tempo depois, a viatura 9.8348, do PETO da 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), chegou à base para dar sequência ao atendimento de urgência. Ao encontrarem o bebê ainda com sinais de engasgo, a guarnição realizou os procedimentos necessários e, com agilidade, conduziu a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Santa Luzia. Durante o trajeto, uma unidade do SAMU foi localizada, assumindo o atendimento especializado. A equipe do SAMU transferiu o bebê para o Hospital do Oeste (H.O.), onde ele recebeu o tratamento adequado. De acordo com informações dos profissionais envolvidos, a pronta resposta das equipes de segurança pública foi fundamental para que o bebê fosse reanimado e, felizmente, não corresse mais risco de vida. O bebê encontra-se estável e fora de perigo.
Conforme informações da Polícia Militar (PM), os agentes estavam em serviço de plantão na noite de sábado (13), quando a família se deslocou correndo até a base com o bebê. Nas imagens, é possível ver que eles estavam próximos do local.
Um homem sai correndo com o bebê no colo e acena para os policiais. Em seguida, várias pessoas se juntam ao redor dele, na tentativa de ajudar.
Ao perceber a situação, os policiais conduzem as pessoas que estavam com o bebê até uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade. No trajeto, os PMs encontraram com uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), que realizou o atendimento especializado.
Em seguida, a criança foi conduzida ao Hospital do Oeste, onde foi reanimado e segue fora de risco.
Fonte: G1 BA | Foto: Polícia Militar