Na noite dessa quinta-feira (28), Policiais Militares da 92ª CIPM prenderam duas mulheres pelo crime de tráfico de entorpecentes na cidade de Barra do Choça.
Durante rondas no Bairro Ouro Verde, policiais militares receberam denúncia sobre o tráfico de drogas em um bar da região. Na abordagem, foram encontradas porções de substância análoga à cocaína em poder de uma suspeita.
As diligências prosseguiram e resultaram na apreensão de 35 (trinta e cinco) porções de substância análoga à cocaína, aparelhos celulares e dinheiro em espécie, confirmando a prática criminosa.
Diante dos fatos, as envolvidas, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidas e apresentadas à autoridade competente para as medidas legais cabíveis.
Fonte: 92ª CIPM Rural, ASCOMO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) um estudo sobre as Projeções e Estimativas da população brasileira em 2025. Os dados dessa pesquisa são utilizados no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sendo fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos no intervalo entre os Censos Demográficos.
Segundo o levantamento, Vitória da Conquista apresenta uma população estimada de 396.613 pessoas, um aumento de 2.589 pessoas (aproximadamente 0,6%) em relação à estimativa publicada em 2024. Já em relação ao Censo Demográfico de 2022, que indicava a população da cidade em 370.879 pessoas, o crescimento foi de 25.734, ou 6,9%.
Próximo de atingir a marca de 400 mil pessoas, o município segue como o terceiro mais populoso da Bahia, atrás de Feira de Santana e da capital Salvador, que registrou uma queda de 0,18% na população em relação a 2024. Levando em conta todos os municípios do país, 37,3% tiveram redução na população, e apenas 2,2% (ou 122 municípios) tiveram crescimento igual ou superior a 2%.
Vitória da Conquista é referência na região Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais nas áreas de saúde, educação e comércio. Cidade mais segura entre as principais do estado, Conquista tem se destacado no compromisso com o desenvolvimento sustentável, na proteção, qualificação e autonomia das mulheres, além de explorar o seu potencial turístico.
Secretaria municipal de Saúde, Fernanda Maron afirma que as estimativas são importantes pois permitem à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prever a demanda por serviços, alocar recursos e profissionais e planejar políticas públicas de forma eficaz. “As estimativas populacionais são cruciais para as secretarias de Vitória da Conquista e região, pois orientam o planejamento estratégico, o dimensionamento de recursos como profissionais e insumos, e a destinação de serviços, permitindo ações mais efetivas e direcionadas às necessidades da população. Assim fortalecemos a atenção básica e diminuímos as filas dos atendimentos especializados, promovendo o bem estar dos cidadãos”.
Tendências demográficas
O IBGE ressalta que as Projeções e Estimativas servem para cobrir os períodos intercensitários e auxiliar no planejamento do próximo Censo, além de subsidiar o planejamento de políticas públicas. Por isso, os pesquisadores do Instituto destacam a comum confusão no conceito entre Censo Demográfico e Projeções/Estimativas que têm natureza e concepção distintas, apesar de serem complementares.
A projeção é uma estatística que aponta para um valor futuro assumindo que as tendências observadas no passado continuarão, enquanto a estimativa descreve um valor para uma população inteira utilizando a equação matemática da tendência de crescimento. Compete ao Censo Demográfico, que é realizado a cada 10 anos, fornecer um retrato amplo da sociedade e relatar com profundidade a realidade socioeconômica do país.
Os dados estatísticos populacionais, referendados por uma instituição de renome como o IBGE, auxiliam as autoridades na elaboração de políticas públicas em diferentes áreas (saúde, educação, segurança, transporte público, etc), tanto no presente quanto no planejamento futuro, levando em conta as tendências de crescimento, padrões de migração
Conforme divulgado pelo IBGE, a tendência de crescimento da população brasileira é cada vez menor. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População, ambas pesquisas realizadas pelo IBGE”, informou o responsável pelos Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do Instituto, Márcio Minamiguchi.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC