A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregaram, nesta quinta-feira (3), certificados para 78 moradores do território do Nova Cidade e Primavera que participaram dos cursos nas áreas de culinária e de operador de empilhadeira à combustão, realizados entre os dias 22 de março e 20 de maio. A entrega aconteceu no Cras Nova Cidade.
Os cursos são resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e o Senai. O principal objetivo da articulação é capacitar usuários da assistência social contemplados por programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, e o programa de Regularização Fundiária, Morar Legal. Após os cursos, os participantes também receberam orientações da equipe do Programa Acessuas Trabalho, que visa preparar os usuários da assistência social para o ingresso no mercado de trabalho.
A prefeita Sheila Lemos participou da entrega dos certificados e ressaltou que o curso representa apenas o início de uma nova etapa. “Nosso objetivo é incentivar a autonomia financeira da população e garantir oportunidades para que todos possam ter uma vida melhor. Esses cursos irão ajudar as pessoas a entrar no mercado de trabalho, com carteira assinada. Ou também empreender, começando suas empresas. Essa certificação é só o primeiro passo, pois essas pessoas continuarão tendo todo o apoio do Governo Municipal para adentrar no mercado de trabalho”, afirmou a prefeita.
- Sheila
- Thais
A coordenadora de cursos do Senai, Thais Santos, destacou que a certificação é o reconhecimento da dedicação e disciplina de cada um dos participantes do projeto. “Esse é um momento de certificação e também de celebrar a valiosa parceria do Senai e da Prefeitura. Estamos aqui para fazer a certificação dos cursos da área de alimentos e dos cursos de operador de empilhadeira. O Senai tem como propósito transformar histórias de vida, e esse momento é uma prova disso. Agora temos pessoas qualificadas para ingressar no mercado de trabalho ou empreender. Isso é muito gratificante, visto que esses cursos abrem portas e o mercado tem uma alta demanda por profissionais qualificados”, pontuou Thais.
Para o vice-prefeito, Aloisio Alan, os concluintes do curso são exemplos de que o estudo e a determinação podem ajudar a alcançar lugares cada vez melhores. “Esse é um motivo de orgulho para todos nós. Através de ações como essas, vocês vão construir uma vida cada vez melhor para suas famílias. Esse curso dá a condição de ter um emprego melhor e conquistar os seus próprios empreendimentos”, destacou Alan.

Alan e Michael entregam o certificado para uma das concluintes do curso na área de alimentos
Já o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou como o curso é uma forma de garantir que os usuários dos programas de habitação possam entrar no mercado de trabalho ainda mais qualificados. “78 pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho, e isso reflete o nosso compromisso com a inclusão social, garantindo que as políticas de assistência social e habitação se conectem com a política de desenvolvimento econômico. Nossa ideia é desenvolver autonomia de renda para essas pessoas, garantindo dignidade e melhorando a vida delas cada vez mais”, destacou o secretário.
Adelson Silva concluiu o curso de empilhadeira à combustão e não vê a hora de começar a trabalhar na área. “Essa foi uma experiência positiva, só tenho a agradecer ao Senai e à Prefeitura. Como pai de família e trabalhador, sei que isso vai agregar conhecimento e também enriquecer meu currículo, para que eu possa ter uma oportunidade de trabalho melhor. O professor foi muito paciente com todos os alunos, só tenho que agradecer”, relatou.
- Adelson
- Andreia
Já a moradora do território, Andreia Oliveira, participou de mais de um curso, todos na área de alimentos, e relatou estar muito contente com as novas capacitações. “Foi algo muito bom, que me ajudou a adquirir mais conhecimento. É muito importante, para quem quer colocar em prática, se especializar. Já estou me planejando para, futuramente, começar na área e ter uma renda extra”, relatou.
A execução dos cursos também contou com a parceria das secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesep) e de Educação (Smed), que ofereceram apoio com a infraestrutura de iluminação, limpeza pública e disponibilização de instalações para algumas atividades. Durante a certificação, também estiveram presentes o analista de negócios do SESI, Yago Martins; o coordenador de iluminação pública, Ramon Soares, representando o secretário municipal de Serviços Públicos; e o coordenador financeiro da Smed, Itamar Figueiredo, representando o secretário municipal de Educação.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC