Para marcar essa trajetória bicentenária, será realizada uma solenidade cívico-militar na próxima segunda-feira (03/02), às 17h, na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador.
O evento reunirá autoridades, oficiais, praças e convidados em um momento de celebração da história da corporação, com um desfile cívico que contará com a exibição de uniformes históricos e viaturas que marcaram época nas décadas de 1970 e 1980, proporcionando uma viagem no tempo pela evolução da PMBA. Também será entregue a Medalha Comemorativa dos 200 anos da PMBA a personalidades que contribuíram para a valorização e fortalecimento da instituição.
Fundada oficialmente por meio de um Decreto Imperial assinado por
D. Pedro I em 17 de fevereiro de 1825, a então denominada “Corpo de Polícia” foi testemunha e protagonista de eventos decisivos da história do Brasil, como a Guerra de Canudos e a Guerra do Paraguai.
Ao longo de duas centúrias, a PMBA esteve sob o comando de 64 oficiais superiores, incluindo o atual Comandante-Geral, coronel Paulo Coutinho, que lidera uma tropa de mais de 33 mil policiais militares em atuação na proteção e defesa da população baiana.
Com 200 anos de trajetória, a Polícia Militar da Bahia reafirma sua missão de servir e proteger, mantendo vivo o legado construido ao longo de gerações.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Fonte: Ascom/PMBA | Foto: Reprodução