Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Dia a Dia Religião

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Hoje, dia 21 de janeiro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Essa data foi instituída pela Lei nº 11.635 de 27 de dezembro de 2007, em homenagem à Mãe Gilda, uma líder religiosa do Candomblé que faleceu em 2000 após sofrer agressões e perseguições devido à sua fé.

A data visa promover a reflexão sobre a importância do respeito às diversas crenças e práticas religiosas, e combater o preconceito e a discriminação religiosa. O Brasil, sendo um país multicultural e multirreligioso, enfrenta o desafio de assegurar a liberdade de crença e a convivência harmoniosa entre diferentes tradições espirituais.

Significado e Importância
Intolerância religiosa é um problema social que afeta inúmeras pessoas em todo o mundo. No Brasil, diversas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, são frequentemente alvos de discriminação. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é uma oportunidade para reforçar a importância da liberdade religiosa garantida pela Constituição Federal e fomentar o diálogo e a educação sobre o respeito mútuo.

Ações e Atividades
Neste dia, diversas organizações, instituições de ensino e grupos religiosos realizam eventos, palestras, e campanhas de sensibilização para promover a tolerância e o respeito entre as diferentes religiões. Estas ações visam educar a sociedade sobre a importância da diversidade religiosa e combater o preconceito enraizado.

Vamos aproveitar este dia para refletir sobre a importância de respeitar todas as crenças e práticas religiosas, promovendo um mundo mais tolerante e inclusivo.

Fonte: Da Redação Foto: Cidadania e Justiça/Governo do Tocantins