Motorista da Carreta Envolvida em Acidente com Ônibus da Emtram Testa Positivo para Drogas
Acidente de Trânsito Justiça

Motorista da Carreta Envolvida em Acidente com Ônibus da Emtram Testa Positivo para Drogas

Na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro de 2025, Arilton Bastos Alves, motorista da carreta envolvida no acidente que resultou na morte de várias pessoas na BR-116, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, foi detido no Espírito Santo. O exame toxicológico, realizado em dezembro de 2024, detectou a presença de várias substâncias ilícitas no organismo do condutor.

De acordo com o laudo, Alves havia consumido cocaína, ecstasy, MDA, alprazolam e venlafaxina, além de álcool etílico. A Justiça determinou a prisão preventiva do motorista após concluir que ele assumiu o risco de causar o acidente ao conduzir o veículo sob influência de drogas e álcool.

O acidente, que ocorreu na madrugada do mês de dezembro de 2024, envolveu um ônibus de viagem e um carro, além da carreta conduzida por Alves. Testemunhas relataram que um bloco de granito, transportado pela carreta, se soltou e atingiu o ônibus da empresa Emtram, resultando na tragédia. O motorista fugiu do local do acidente mas se apresentou à polícia dias depois, sendo liberado na ocasião.

Além do uso de substâncias entorpecentes, outros fatores também contribuíram para a decisão judicial, como o excesso de velocidade, a sobrecarga da carreta e a negligência na verificação da amarração da carga. O veículo trafegava em uma via com limite de velocidade, e o peso da carga excedia a capacidade máxima do reboque.

O juiz Danilo de Mello Ferraz destacou a “deliberada assunção de risco” por parte do motorista e ordenou sua prisão preventiva. Este acidente é considerado uma das maiores tragédias em rodovias federais desde 2007, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

Foto: Corpo de Bombeiros MG/Divulgação