Na manhã deste domingo (12), o Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Defesa Civil, atendeu aos chamados dos moradores dos povoados de Corta Lote e Poço Verde, localizados no distrito de Dantelândia, por conta de estragos ocasionados pela chuva forte da noite de ontem (11). A chuva durou cerca de duas horas e meia (entre 20h e 22h30), o suficiente para alagar a rua principal de Poço Verde e invadir casas. Os pluviômetros da Prefeitura chegaram a marcar 30mm em apenas uma hora de chuva, em alguns pontos da Zona Urbana.
Em Corta Lote, a Defesa Civil vistoriou quatro casas atingidas pela chuva, e seis casas em Poço Verde. “Aqui em Poço Verde e em Corta Lote, nessas casas que a gente avaliou, verificamos que não houve dano estrutural nas residências, entretanto, todas elas sofreram com alagamento. Algumas intervenções já foram passadas para o Comitê de Crise para que se possa amenizar os danos em caso de reincidência de chuva durante esse período. Também não há desalojados”, informou o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz.
Segundo a vice-presidente da Associação de Moradores de Poço Verde, Railda Porto, a chuva foi muito forte e a rua principal do povoado ficou alagada. “A situação nossa aqui foi bem difícil. Foi muito desesperador porque muitas pessoas pediram ajuda, teve invasão de água nas casas das famílias, como, por exemplo, na casa da Rosilda, da Gleisse. Nós passamos a noite toda acudindo esse pessoal. O que nós estamos pedindo aqui na comunidade é melhoria nas estruturas da rua, porque toda vez que chove o sofrimento do pessoal se repete”, relatou.
Na casa de Rosilda Neves, onde moram sete pessoas, a água entrou e molhou móveis, danificou a geladeira. Ela disse que mora ali há cinco anos e a chuva nunca alagou sua casa. “Foi muito difícil mesmo, a gente estava aqui e até choque levou por conta dos raios. E o meu esposo levou choque aqui, também. Nós ficamos dentro d’água, as coisas estão todas molhadas, sofá, cama, a cama mesmo tá toda molhada pra dormir, o sofá também. Então foi muito difícil, eu nunca vi uma coisa dessa, eu fiquei muito assustada ontem com o que aconteceu aqui”, lembrou.
As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) registraram e atuaram em pequenas intercorrências no distrito de José Gonçalves, mais precisamente nos povoados de Itapirema, Serra da Bela Vista, Itaipu e São Sebastião, além de um alagamento na Rua Manoel Xavier, em Dantelândia.
Além das ocorrências na Zona Rural, a chuva de ontem foi responsável pela queda de galhos de arvores na Avenida Juracy Magalhães e Rua Paulino Santos, que foram removidos pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com apoio do Simtrans. Já no bairro Boa Vista foi identificado afundamento de parte do asfalto no cruzamento das avenidas Perimetral e Gilenilda Alves, próximo à Paróquia Santa Dulce dos Pobres, onde foi realizado o isolamento de parte da área pelo Simtrans, e o trânsito colocado em meia pista. A equipe da Seinfra já esteve no local avaliando a situação.
Volume de chuva
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva acumulada nas últimas 72h é de 62,78mm. O bairro com o maior acúmulo de chuva até o momento é o Patagônia, com 78,76 mm. A última atualização foi feita às 15h deste domingo.
Alerta Laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã deste domingo, o alerta laranja de chuva para Vitória da Conquista até as 10h30 desta segunda-feira. A previsão é que ocorra chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Cuidados em dias de fortes chuvas
Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e a placas de propaganda. É recomendado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
As pessoas podem ligar para a Defesa Civil (telefone 199), entrar em contato pelo WhatsApp (77) 98856-5070 ou acionar também o Corpo de Bombeiros (telefone 193) em situação de risco de alagamento, desabamento ou outra situada relacionada à chuva.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC