A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está envolvida na poda de eucaliptos no Cemitério da Saudade. Até o momento, cerca de 10 árvores já tiveram as dimensões de suas copas reduzidas. A medida foi necessária pela altura que as plantas haviam atingido – 70 metros –, o que significava riscos à população.
“Foi um serviço bastante delicado, para preservar a segurança da equipe de podadores e para não danificar os túmulos, o muro e a fiação elétrica”, explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
Esse tipo de trabalho é realizado pela Semma em toda a cidade. Desde o início do ano, aproximadamente 2 mil árvores foram podadas pela equipe da pasta, sendo que a maior parte desse trabalho foi feita durante o período chuvoso, nos primeiros meses de 2024.
Além disso, há o serviço de monitoramento das árvores que inspiram cuidados. No mesmo período, mais de 1.500 foram monitoradas pela equipe técnica de agronomia. Há ainda o trabalho de acompanhamento das árvores tombadas pelo patrimônio ambiental e a remoção das plantas mortas.
Porém, a Semma também se ocupa de repor as árvores que estão iniciando o seu ciclo natural de vida. Este ano, o viveiro da Secretaria já produziu cerca de 10 mil mudas, das quais a maioria foi doada para a comunidade. Várias delas foram plantadas em logradouros públicos, a exemplo da Avenida Brumado.
“E nós continuamos trabalhando nas escolas, nos setores públicos e nas praças nas quais realizamos manutenção”, declara Ana Cláudia.
Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC