O temido período de proliferação de escorpiões, que preocupa muitos moradores de Vitória da Conquista, começou. O problema é intensificado pela presença de terrenos abandonados, como o antigo local do Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, que se transformou em um depósito de lixo e em um ambiente propício para a reprodução desses animais peçonhentos. A denúncia foi divulgada no programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste.
A situação tem gerado apreensão e temor, principalmente em diversas famílias do município, como a de Dona Iara. “Na semana passada, encontrei cinco escorpiões no mesmo dia. Aqui moram crianças pequenas, um autista e idosos. Sem contar os vizinhos, que também têm filhos”, relatou a residente.
Com base nas informações do Serviço de Controle de Zoonoses, já foram contabilizados 830 incidentes envolvendo escorpiões no município este ano. Nas últimas semanas, houve um aumento de 18% nos casos registrados. Os bairros Patagônia, Zabelê e Brasil estão entre os mais atingidos.
Segundo especialistas, o ambiente local oferece condições perfeitas para a proliferação dos escorpiões, especialmente devido ao clima quente e úmido. “Esses animais preferem esse tipo de tempo e encontram nesses espaços um cenário propício para se estabelecer e se reproduzir”, explicaram os técnicos do serviço de zoonoses.
As autoridades fazem um apelo para que proprietários do terrenos realizem a limpeza do espaço, enquanto a população é orientada a tomar cuidados básicos, como evitar frestas em portas e janelas, vedar buracos nas paredes e sempre verificar roupas e calçados antes de usá-los.
Em caso de acidentes com escorpiões, a orientação é buscar atendimento médico imediato na UPA ou em outra unidade de saúde.
Fonte: JornalConquista | Foto: Divulgação