A edição do último sábado (23), do Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE-BA), publicou a exoneração de Rodrigo Tavares Figueiredo Costa do cargo de diretor do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF), que tinha deixado as funções no dia anterior ao decreto.
A solicitação de exoneração teria partido do próprio ex-diretor e teria motivações pessoais. Na semana em que Rodrigo foi afastado do cargo, uma operação havia sido deflagrada visando combater a entrada de materiais ilícitos no sistema prisional e eliminar a comunicação entre internos e criminosos fora da unidade.
Com três dias de operação, a medida realizou buscas em 58 das 65 celas do CPTF e mais de 500 detentos foram revistados. As equipes localizaram e apreenderam 57 aparelhos celulares, sete carregadores e 22 armas brancas improvisadas.
Em contato com o Correio, Rodrigo afirma que havia pedido exoneração no dia 18 de novembro, antes da operação ser deflagrada. Mesmo assim, a publicação no Diário Oficial não consta como solicitação do ex-diretor.
Para assumir a direção do CPTF, foi nomeado Charles de Sousa Martins, agente policial penal que já atuava como coordenador de segurança da unidade e é servidor efetivo da Seap.
Fonte: BNews | Foto: Reprodução | Redes Sociais