Uma idosa de 86 anos foi resgatada por policiais civis da casa onde vivia em condições precárias, com dezenas de cães, no bairro de Cassange, em Salvador. O caso ocorreu nesta quarta-feira (7)
Segundo informações apuradas pela TV Bahia, a idosa, identificada como Carmem Maria Alves Dias Gomes, foi levada para a Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), após uma denúncia de maus tratos, cárcere privado e violência financeira.
A professora de letras aposentada vive em uma casa praticamente sem móveis, com geladeira quebrada e forte odor, além de 38 cachorros, que são cuidados por uma mulher.
Em um vídeo obtido pela produção da TV Bahia, ela relatou que estava sem dinheiro e que o cartão do benefício dela estava em posse de um sobrinho. O homem não foi localizado pela Polícia Civil.
“Poupei um dinheiro esses anos todos e eu não tenho nada. Meu sobrinho tirou meu dinheiro do banco”, afirmou a idosa.
A mulher que cuida dos cães, Aline Marques, afirmou, em entrevista à TV Bahia, que uma irmã de Carmem paga para ela ser responsável pelos animais, mas também recebe um valor para auxiliar a idosa. Ela ainda leva o filho e a nora para ajudar com os serviços na residência.
“Eu trabalho com muito amor, porque as pessoas jogam os bichos aqui. Tem uma veterinária que ajuda a gente e dá um suporte”, contou a mulher.
Vizinhos também relataram que a idosa se queixava de roubos e contava que joias e objetos de valor foram levados da residência.
“Ela me falou uma vez que sumiam as coisas dela de valores, mas não me falou quem era que pegava”, contou um vizinho que preferiu não se identificar.
A idosa e a cuidadora Aline Marques foram levadas para a Deati, onde prestaram depoimento. Não há detalhes se a idosa foi encaminhada para outro local ou voltou para a mesma residência. O caso segue investigado pela Polícia Civil.
Fonte: G1 BA | Foto: Reprodução/TV Bahia