O brasileiro Caio Bonfim conquistou medalha de prata na marcha atlética de 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, nesta quinta-feira (1º). O Brasil nunca tinha conquistado uma medalha olímpica nesta modalidade. Bonfim completou a prova em 1h19:09, o equatoriano Daniel Pintado, campeão da prova, finalizou a competição em 1h18:55, e a medalha de bronze ficou com o espanhol Álvaro Martín, que cruzou a linha de chegada após 1h19:11.
Aos 33 anos, o atleta alcançou o maior resultado de sua carreira. Antes conquistou duas medalhas de bronze em Mundiais de Atletismo, em 2017 e 2023. Após a prova, o brasileiro destacou a superação e falou do preconceito que sofreu ao longo da sua carreira.
“Todo mundo um dia viu a marcha atlética e falou: ‘O que é isso, cara!? Que estranho’. Eu não, porque era a profissão da minha mãe. Cresci com aquilo. ‘É normal, por que as pessoas estão xingando e fazendo brincadeira!?’. Essa prova aí, nós não estamos brincando de rebolar. Nós somos uma potência. Nós somos medalhistas olímpicos!”, disse.
Esta é a quinta medalha do Brasil em Paris-2024, a segunda de prata. Anteriormente, Larissa Pimenta, Rayssa Leal e a equipe da ginástica artística conquistaram o Bronze, enquanto William Lima ficou com a prata.
Fonte: M1 | Foto: COB