O Arraiá da Conquista fechou a primeira semana da programação na Praça Nove de Novembro nesta sexta-feira (14), com shows de Almir Amaral e Carlinhos Montalvânia. As atrações musicais voltam ao palco do Centro da cidade na quarta-feira (19) e seguem até o Dia de São Pedro, em 29 de junho.
A média de público se manteve positiva, assim como o clima frio e a neblina permaneceram no cenário. Nada que impedisse o público de dançar ao som dos diversos subgêneros do forró, tocados pelos dois artistas.
Natural de Brasileira, no Piauí, o sanfoneiro Almir Amaral tocou no Arraiá da Conquista pelo terceiro ano consecutivo. “É uma forma legal de divulgar o trabalho”, afirmou o músico, que defendeu a valorização dos autênticos forrozeiros durante os eventos dedicados ao São João. “Todo mundo tem seu espaço, mas os forrozeiros têm que estar mais em evidência, porque se trata de festa junina”, analisou. “Ótimo, excelente. Parabéns pela festa bonita. A cada ano que passa, está mais linda a festa do São João de Conquista”.
O conquistense Carlinhos Montalvânia, que nasceu na região do distrito de São Sebastião, fez seu segundo show no Arraiá da Conquista. Ele comentou sobre uma característica do evento: o espaço reservado, na programação, aos artistas cujas carreiras se concentram no cenário regional. “Quero agradecer à Prefeitura por essa oportunidade que ela dá aos artistas de pequeno porte, como a gente”, disse Carlinhos. “É muito bom estar aqui, pela segunda vez, no Arraiá da Conquista”.
“As atrações são todas boas”
A cuidadora Verônica Freire, 53, arranjou um tempo entre a saída do trabalho e a ida para um curso noturno para ver o movimento na Nove de Novembro. Apesar da pressa, ela garantiu ter gostado do que viu. “Saí às cinco horas e entro no curso às sete. Dei uma passadinha aqui para ver o movimento. Depois, vou voltar novamente para curtir”, contou ela. “Dá vontade de ficar. É muito interessante”.
Já a assistente administrativa Maria Cristina Teixeira, 64 anos, esteve na praça especialmente para curtir, sem pressa. “Ah, o ambiente é agradável. Além de a gente se divertir, acho que também movimenta o comércio. Então, é bom para todo mundo”, observou Maria Cristina.
Ela disse que já reservou espaço na agenda da próxima semana para ir ao Centro Cultural Glauber Rocha, onde a programação do Arraiá da Conquista acontece de 18 a 22 de junho. “E vou no dia de Elba Ramalho, mas as atrações de lá são todas boas. Tem Amado Batista, Elba, Nando Cordel… São todos de nível muito bom”, comentou a assistente administrativa.
Lagoa das Bateias: Vila Junina e forró pé-de-serra
Também nesta sexta-feira (14), o Arraiá da Conquista deu início à programação musical no Parque da Lagoa das Bateias, onde a Prefeitura instalou a Vila Junina e incluiu apresentações de trios de forró pé-de-serra às sextas e sábados, até o dia 29.
Confira a programação completa da Vila Junina na Lagoa das Bateias:
14/6 (sexta-feira) 19h – Zu do Acordeon
15/6 (sábado) 19h – Edvaldo do Acordeon
21/6 (sexta-feira) 19h – Lino do Acordeon
22/6 (sábado) 19h – Carlão dos 8 Baixos
28/6 (sexta-feira) 19h – Weldon França e Grupo Forró Fiado
29/6 (sábado) 19h – Luiz Wilson
Arraiá da Conquista 2024 – No Centro Cultural Glauber Rocha, a festança acontece de 18 a 22 de junho, com atrações nacionais como Frank Aguiar, Amado Batista, Nadson Ferinha, Elba Ramalho, Alcymar Monteiro, Liv Moraes, Nando Cordel, Robertinha e Rony Barbosa, além das atrações locais.
Já na Zona Rural, os 11 distritos recebem a festa junina nos dias 23 e 24 de junho.
- Fonte: Ascom/PMVC | Foto: Ascom/PMVC