Ao menos 33 pessoas morreram de suspeita de insolação nos estados indianos de Bihar, Uttar Pradesh e Odisha nesta sexta-feira (31). Segundo as autoridades, a onda de calor na região deve continuar até sábado. Quatorze pessoas morreram no estado indiano de Bihar na quinta-feira (30), segundo autoridades, incluindo 10 pessoas envolvidas na organização das eleições nacionais de sete fases que estão em andamento.
A Índia está passando por um verão extremamente quente e nesta semana parte da capital, Nova Délhi, registrou a temperatura mais alta do país, 52,9 °C. O registro pode ser revisto pelo departamento meteorológico, que verifica os sensores da estação meteorológica e constatou a leitura. Conforme informações do Departamento Meteorológico da Índia (IMD) a onda de calor predominante no leste do país deve seguir por mais dois dias, mesmo com a previsão das temperaturas caindo no noroeste e centro da Índia.
No estado de Uttar Pradesh, o mais populoso da Índia, pelo menos nove funcionários eleitorais, incluindo seguranças, morreram nesta sexta-feira (31), de acordo com autoridades do governo. Dez mortes também foram registradas no hospital do governo na região de Rourkela, no estado indiano Odisha, na quinta-feira (30), disseram autoridades.
Fonte: M1 | Foto: Reprodução/Lusa